A advogada Doris Denise Neumann gravou um vídeo contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em que usa uma expressão em alemão considerada de cunho nazista. Em uma gravação na rua, ela falou “Arbeit macht frei”, que significa “o trabalho liberta”, frase utilizada pelo regime nazista nos portões de campos de concentração, como Auschwitz. As informações são do UOL.

Uma investigação policial foi aberta com bases no artigo 20 da lei 7716, de acordo com a delegada Andrea Mattos. A lei estabelece que é crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”, que pode resultar em prisão de um a três anos, além de multa.

No vídeo, Doris diz: “Os alemães vão entender a frase que eu vou falar: Arbeit macht frei. Não foi isso que a gente aprendeu? Que o trabalho nos faz ser livre. Pois aqui nós estamos reivindicando o trabalho. Se o governador que foi posto por nós no poder para a decisão não decidir que nós possamos trabalhar, a gente tira ele”.

Desde 26 de fevereiro, todo o Rio Grande do Sul passou a a ser classificado como em situação gravíssima para Covid-19. A advogada ainda pode ser enquadrada dentro da lei de segurança nacional, por “fazer em público a propaganda de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política e social”, de acordo com a delegada.

Em 2020, Doris disputou pelo Patriotas a prefeitura de Nova Petrópolis, a cerca de 85 km de Porto Alegre. A advogada recebeu 1.347 votos e ficou em último lugar no pleito, que contava com outros três candidatos.