O TJ-PB (Tribunal de Justiça da Paraíba) atendeu a um pedido do Ministério Público do estado e autorizou nesta quarta-feira, 13, que seja cumprido um mandado de busca e apreensão na residência do criador de conteúdo Hytalo Santos. As autoridades pretendem recolher os aparelhos eletrônicos que estiverem na casa do influenciador.
+ MPPB pede que Hytalo Santos perca acesso às redes sociais e contato com menores
+ Quem é Hytalo Santos, alvo principal de Felca nas denúncias sobre adultização
De acordo com o “G1”, podem ser apreendidos celulares, computadores, câmeras, HDs e pendrives — aparelhos que são utilizados na gravação, edição e divulgação de conteúdos digitais. O material deverá ser enviado às autoridades para que seja feita uma perícia.
O juiz Adhailton Lacet Correia Porto, da 1ª Vara da Infância e Juventude de João Pessoa, determinou que, inicialmente, apenas a residência de Hytalo Santos na capital paraibana deve ser alvo do mandado.
Quem é Hytalo Santos?
Hytalo Santos, cujo nome de batismo é Hítalo José Santos Silva, de 28 anos, é natural de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. No Instagram, ele tinha mais de 17 milhões de seguidores e 2,4 milhões no TikTok e mais de 5 milhões no YouTube.
Depois de gravar alguns conteúdos com sua conterrânea Eduarda Brasil, que foi vencedora do The Voice Kids em 2018, ele atingiu os primeiros 50 mil seguidores e ganhou projeção na internet.
Hytalo falou sobre sua história e carreira em uma entrevista em maio ao podcast PodCats. “Eu comecei fazendo de tudo. Sempre me virei nos 30. Vendia blusinha na escola, bijouterias, fazia faxina, já fui babá, professor de reforço. Lá no interior da Paraíba tem muito preconceito quanto a homem dançar. Aí eu comecei a dar aula de zumba na praça.”
Adultização
Desde sexta-feira, 8, o perfil do influenciador no Instagram está fora do ar, após o youtuber Felca ter denunciado suposta exposição de menores de idade feita pelo paraibano.
O Ministério Público afirmou que não foi o responsável pela iniciativa, mas, depois do ocorrido, solicitou que o banimento da conta seja mantido e expandido para outras plataformas digitais.
As danças gravadas com menores de idade, muitas delas com pouca roupa, começaram a fazer sucesso e Hytalo passou a ganhar dinheiro ao divulgar os vídeos nas redes sociais.
Com o passar dos anos, ele criou uma casa apelidada de “mansão” e levou algumas crianças para morar com ele, com a permissão dos pais.
A conta de Kamylinha Santos, de 17 anos, que participa dos vídeos de Hytalo, também foi desativada por decisão da SPA (Secretaria de Prêmios e Apostas) do Ministério da Fazenda por realizar publicidade de casas de aposta.
No vídeo em que fez a denúncia, Felca disse que Kamylinha é um dos exemplos de adultização e sexualização. A influenciadora começou gravando vídeos dançando com Hytalo quando ainda era criança e foi adotada pelo paraibano quando tinha 12 anos.
Ela não é a única menor de idade que aparece nas gravações do influenciador. A maioria dos vídeos de Hytalo no YouTube mostram adolescentes dançando, se beijando e falando sobre namorados, “traições” e “crushes”.
Também vídeos em que o influenciador faz perguntas aos menores como: “Já pegou mais de quatro na balada?” e “Já sentiu vontade de ficar com pai, mãe, primo ou tio de um amigo?”. Ele ainda pedia para ver imagens dos “contatinhos” das adolescentes no WhatsApp.
*Com informações do Estadão