O brasileiro Adolpho Veloso, 37 anos, figura na lista de indicados ao Oscar 2026, anunciada nesta quinta-feira, 22, na categoria Melhor Fotografia pelo filme “Sonhos de Trem”, da Netflix, longa americano estrelado por Joel Edgerton e lançado em novembro de 2025. Ele vai disputar a estatueta com os diretores Dan Laustsen, por ‘Frankestein’, Michael Bauman, por ‘Uma Batalha Após a Outra’, Autumn Durald Arkapaw, por ‘Pecadores’, e Darius Khondji, por ‘Marty Supreme’.
+Quem é Adolpho Veloso, brasileiro indicado ao Oscar de Melhor Fotografia
+Brasil faz história e conquista cinco indicações no Oscar 2026
Discreto, o diretor exibe pouco de sua vida pessoal nas redes, mas já expôs sua paixão pelo Corinthians durante a entrega de um prêmio. Na ocasião, um vídeo com o registro do momento viralizou. O episódio aconteceu no último dia 10, na premiação da Associação de Críticos de Los Angeles (LAFCA), na qual ele foi coroado o melhor Diretor de Fotografia do ano.
Em seu discurso, Adolpho Veloso se emocionou ao se dizer honrado por representar o Brasil ao lado de Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho, também indicado com “O Agente Secreto”.
“Muito obrigado a todos. Vai, Brasil! Vai, Corinthians!”, empolgou-se ele ao final do discurso de agradecimento. Agora, com a indicação ao Oscar 2026, maior prêmio de cinema do mundo, o momento voltou a viralizar.
Adolpho Veloso? CORINTHIANS
pic.twitter.com/O9yynEdtJg https://t.co/Zna5aBZjKk— Gabriel (@thelifeofgbrn) January 22, 2026