A Administração Federal da Suíça foi alvo de um ciberataque nesta segunda-feira (12), que bloqueou os sites de várias entidades e empresas públicas, de acordo com um comunicado do Ministério das Finanças.

Esse ataque de negação de serviço distribuído (DDoS), que bloqueia o acesso aos sites inundando-os com solicitações, foi reivindicado pelo grupo “No name”, que já assumiu a responsabilidade por um ataque similar na semana passada contra o site do Parlamento suíço, afirmou o ministério.

Os especialistas da Administração Federal detectaram “rapidamente” o ataque DDoS e estão “tomando medidas para restaurar o acesso às páginas e aos aplicativos o mais rápido possível”, acrescentou.

O Centro Nacional de Cibersegurança lançou uma investigação, informaram as autoridades, destacando que, nesse tipo de ataque, não há risco de perda de dados.

Assim como outros países, a Suíça registra um aumento nos ciberataques contra empresas, entidades governamentais e universidades.

No início de junho, as autoridades informaram que estavam investigando um ciberataque contra um provedor de serviços que tem a administração federal e dos cantões, além da polícia e do Exército, entre seus clientes.

Esse ataque de um grupo de hackers conhecido como PLAY atingiu a empresa Xplain AG, uma empresa suíça especializada em soluções para segurança interna.

Os hackers bloquearam todos os dados e exigiram um resgate para devolvê-los, além de terem publicado parte das informações roubadas para aumentar a pressão.

O diretor da Xplain, Andreas Löwinger, disse à AFP que sua empresa não teve nenhum contato com os hackers e se negou a pagar.

vog/nl/an/mar/tt