Agronegócio

ADM quer ampliar presença na América do Sul, diz CEO

Chicago, 06 – A Archer Daniels Midland (ADM) quer ampliar sua presença na América do Sul e na Ásia para aproveitar a expansão da produção agrícola e da população nessas regiões, disse nesta terça-feira, 6, o CEO da companhia, Juan Luciano. O executivo, no entanto, não quis comentar sobre um possível negócio com a Bunge. No mês passado, o Wall Street Journal disse que a ADM tinha feito uma oferta para adquirir a trading rival.

Em teleconferência para discutir os resultados da companhia no quarto trimestre, Luciano disse que a ADM continua interessada em aumentar a negociação e o processamento de grãos em regiões onde suas operações são menores do que nos Estados Unidos e na Europa. Ele acrescentou que a ADM vai considerar suas opções de forma seletiva.

A Bunge tem uma presença muito maior na América do Sul. Cerca de metade da capacidade de produção de soja da trading está na região, ante 15% da ADM, de acordo com analistas do JPMorgan. Além disso, a capacidade de armazenagem da Bunge na América do Sul é cerca de dez vezes a da ADM.

A ADM é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Ela compra grãos de produtores, processa esses grãos para produzir ração animal e etanol e vende ingredientes para fabricantes de alimentos. Assim como suas concorrentes Bunge, Cargill e Louis Dreyfus Commodities, a ADM vem tentando reduzir custos, após cinco anos de safras robustas que pressionaram as cotações de grãos e as margens de lucro de tradings.

Luciano disse que a ADM fechou escritórios e modificou algumas operações de processamento para reduzir ineficiências e desperdícios. Essas ações devem resultar em economia de US$ 100 milhões em 2018 em relação ao ano passado, disse. Fonte: Dow Jones Newswires

Veja também

+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Mulher sobe de salto alto montanha de 4 mil metros

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago