São Paulo, 26 – As tradings Archer Daniels Midland (ADM) e Cargill anunciaram nesta segunda-feira, 26, um acordo para a criação de uma joint venture que fornecerá farelo e óleo de soja a clientes no Egito. O empreendimento, que será lançado neste ano, mediante aprovação regulatória, vai operar nas instalações de esmagamento de soja da Companhia Nacional de Óleos Vegetais, localizada em Borg Al-Arab no norte do Egito, e dividirá a estrutura com outras operações.

A unidade deve produzir farelo com mais proteína e reduzirá a necessidade de importação do país. Atualmente, a Cargill está expandindo a capacidade de processamento de 3 mil toneladas para 6 mil toneladas por dia.

Segundo comunicado das companhias, a gestão será realizada por uma equipe que se reportará a um Conselho de Administração nomeado pelas duas empresas e a participação de ambas será igualitária. Desta forma, a joint venture terá o tratamento de uma entidade independente.

Seus ativos não incluirão o negócio de grãos da Cargill e o terminal portuário em Dekheila, ou a joint venture ADM-Medsofts no Porto de Alexandria. “Cada empresa continuará suas atividades comerciais separadas no país e região”, destacou a nota. “Este acordo faz parte da nossa estratégia para expandir os negócios da Cargill no Egito e na região do Norte de África”, afirma o diretor de Negócios de Grãos e Oleaginosas da Cargill na Europa, Oriente Médio e África (Emea), Roger Janson. De acordo com o presidente da ADM para Processamento de Oleaginosas, John Grossmann, o Egito é um mercado “onde a demanda por farelo e farelo de soja de alta qualidade está superando o resto do mundo”.