O surto global de coronavírus, denominado de Covid-19, tem causado enormes consequências no mundo da velocidade. No início desta semana, a MotoGP decidiu cancelar a etapa do Catar, que abriria a temporada de 2020 neste domingo, e adiar a seguinte, na Tailândia, prevista para o próximo dia 22. Nesta quinta-feira, a entidade confirmou a nova data para a corrida tailandesa. Será em 4 de outubro, se tornando assim a 15.ª prova de um total de 19 neste ano.

A nova data da etapa na Tailândia bate com a inicialmente programada para a de Aragão, na Espanha. Assim, a prova, terceira das quatro realizadas anualmente pela categoria no país ibérico, foi adiantada em uma semana, para 27 de setembro, criando uma rodada dupla que pode ser uma grande dor de cabeça para as equipes da MotoGP devido à distância entre os dois países.

A temporada de 2020 da MotoGP tinha o seu início previsto para o próximo final de semana no Catar – as corridas de Moto2 e Moto3 estão mantidas, já que as categorias já estão em Doha nos testes de pré-temporada. A etapa da Tailândia seria então o de abertura, mas agora o campeonato começará em 5 de abril no circuito das Américas, em Austin, nos Estados Unidos.

Confira como ficou o calendário da MotoGP para 2020:

08/03 – Catar (Losail, apenas Moto2 e Moto3)

05/04 – Américas (Circuito das Américas)

19/04 – Argentina (Termas de Rio Hondo)

03/05 – Espanha (Jerez de la Frontera)

17/05 – França (Le Mans)

31/05 – Itália (Mugello)

07/06 – Catalunha (Barcelona)

21/06 – Alemanha (Sachsenring)

28/06 – Holanda (Assen)

12/07 – Finlândia (KymiRing)

09/08 – República Ccheca (Brno)

16/08 – Áustria (Red Bull Ring)

30/08 – Grã-Bretanha (Silverstone)

13/09 – San Marino (Misano)

27/09 – Aragão (MotorLand)

04/10 – Tailândia (Chang)

18/10 – Japão (Motegi)

25/10 – Austrália (Phillip Island)

01/11 – Malásia (Sepang)

15/11 – Valência (Ricardo Torno)

O surto global de coronavírus, denominado de Covid-19, tem causado enormes consequências no mundo da velocidade. Apenas um dia depois da MotoGP cancelar a etapa de abertura da temporada de 2020 no circuito de Losail, em Doha, a entidade anunciou nesta segunda-feira o adiamento da corrida na Tailândia, que seria justamente a seguinte a do Catar.

A notícia foi confirmada depois do vice-primeiro-ministro do país asiático, Anutin Charnvirakul, admitir que não havia como o evento prosseguir na data planejada de 20 a 22 deste mês em meio à crescente crise em torno do coronavírus.

A temporada de 2020 da MotoGP tinha o seu início previsto para o próximo final de semana no Catar – as corridas de Moto2 e Moto3 estão mantidas, já que as categorias já estão em Doha nos testes de pré-temporada. A etapa da Tailândia, no dia 22 deste mês, seria então o de abertura, mas agora o campeonato começará em 5 de abril no circuito das Américas, em Austin, nos Estados Unidos.

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo, na sigla em francês) e a Dorna, promotora da categoria, emitiram um comunicado oficial sobre a decisão do adiamento. “Devido ao atual surto de coronavírus, foi tomada a decisão de adiar o GP da Tailândia. Enquanto o surto global de coronavírus continua se desenvolvendo, o governo tailandês comunicou que não será possível realizar o GP da Tailândia em sua data original. Portanto, a FIM e a Dorna têm de anunciar que o evento, marcado originalmente para 22 de março em Buriram, foi adiado”, informou.

“A FIM e a Dorna estão atualmente avaliando se uma data alternativa é possível para o evento ainda nesta temporada. Mais atualizações serão publicadas assim que disponíveis”, completou a nota.