A estrela americana Beyoncé será a grande favorita da próxima edição dos Grammy, o Oscar da indústria fonográfica americana, ao ser indicada em nove categorias do prêmio, que será entregue em fevereiro.

Os brasileiros Caetano Veloso e Gilberto Gil concorrem na categoria Melhor Álbum de Música do Mundo com “Dois Amigos, Um Século De Música: Multishow Live”.

Beyoncé compete com seu disco “Lemonade” nas três principais categorias, nas quais a britânica Adele também pode vencer: Álbum do Ano, Gravação do Ano e Canção do Ano.

Seguem-na, com oito indicações cada um, Drake, Rihanna e Kanye West.

Adele, com seu bem-sucedido “25”, teve cinco.

Também foram indicados a Álbum do ano “Purpose”, de Justin Bieber, “Views”, de Drake, e a grande surpresa, a cantora alternativa country Sturgill Simpson com “A Sailor’s Guide to Earth”.

Este é o segundo ano em que uma cantora country é indicada nesta categoria, depois de Chris Stapleton, que perdeu no ano passado para Taylor Swift.

A 59ª edição dos Prêmios Grammy será realizada em 12 de fevereiro de 2017 em uma noite de gala em Los Angeles, depois que 13.000 músicos profissionais registrem seus votos.

E se Beyoncé vencer em todas as categorias que disputa, baterá o recorde de prêmios para uma artista feminina.

A cantora já conquistou 20 prêmios em toda a sua carreira, mas nunca por Álbum do Ano, apesar de ter sido indicada nesta categoria em duas oportunidades.

Dois dos principais nomes do hip-hop, Kanye West e Drake, foram nomeados em oito categorias, assim como a musa do R&B Rihanna.

West, casado com Kim Kardashian, foi recentemente hospitalizado depois de sofrer um colapso mental.

Ele foi indicado após a Academia mudar as regras após aceitar álbuns lançados apenas em “streaming”.

West passou a comercializar seu último disco, “The Life of Pablo”, no Tidal, site de música streaming, e depois em outros sites similares, em um momento em que a demanda pelo formato “online” cresce rapidamente.

Bowie

Lukas Graham, o grupo pop dinamarquês com músicas que exploram as desigualdades sociais, foi indicado na categoria Gravação do Ano e Canção do Ano com “7 Years”.

Outro artista que se destacou foi Chance The Rapper, o cantor de hip-hop introspectivo de Chicago, conhecido por seu estilo livre e seu trabalho com Kenny West no passado.

O artista recebeu sete indicações, incluindo de Melhor Artista Revelação, apesar de trabalhar há anos com música.

Por outro lado, a lenda do rock David Bowie, cuja morte por câncer surpreendeu o mundo em janeiro, não foi lembrado nas principais categorias da premiação.

Contudo, seu aclamado álbum “Blackstar”, lançado dois dias antes de sua morte, foi indicado em cinco categorias, incluindo de Melhor Álbum de Música Alternativa.

Por sua vez, Jesse & Joy, Gaby Moreno, Laura Pausini, Sanalejo e Diego Torres são os indicados ao Grammy de Melhor Álbum Pop Latino.