A semana

Acusado de monopólio, Google é alvo de um dos maiores processos da Justiça americana

Crédito: Spencer Platt/Getty Images/AFP

NOVA YORK Escritório do Google: nenhuma ação antitruste tão gigantesca vista desde 1998 (Crédito: Spencer Platt/Getty Images/AFP)

EUA

Está aberto nos EUA um dos maiores processos antitrustes contra uma gigante da tecnologia, algo de dimensões que não eram vistas desde 1998 quando o Departamento de Justiça (DoJ) investiu contra a Microsoft. Dessa vez, a ação, à qual onze estados americanos já haviam aderido até a quinta-feita-feira 22, é movida pelo DoJ tendo como alvo o Google, acusado de dominar um ilegal monopólio de buscas e anúncios. As eventuais práticas foram denunciadas após investigação da Câmara de Representantes dos EUA, que deverá requisitar ao Departamento de Justiça que também tome providências legais contra Apple, Amazon e Facebook. Segundo a acusação, o Google controla cerca de 90% das buscas no país”. Mais: o Google seria um monopolista na busca de publicidade, usando agressivamente suas posições de monopólio e o dinheiro que delas flui para “excluir rivais e proteger seus monopólios”.

 

“Processo falho”

O Google alega, em sua defesa, que o processo é “profundamente falho”. Diz ainda que o resultado do instrumento de busca tem sucesso porque os usuários procuram-no por iniciativa própria, “não porque são forçados ou não encontram alternativas”. A empresa já enfrenta processos similares na Europa.

 

RIO DE JANEIRO

Fato inédito: agora, sequestra-se trem

VIAGEM FORÇADA O trem de manutenção sequestrado: de Jacarezinho à Mangueira (Crédito:Celso Barbosa/Código 19/Agência O Globo)

A bandidagem no Rio de Janeiro se supera a cada dia – e a polícia exibe, cada vez mais, a sua tibieza nas tentativas de ações repressivas. Na semana passada, ocorreu um fato inédito: dez homens fortemente armados sequestraram um trem (foto) de reparos da Supervia. Eles tomaram dois maquinistas como reféns e os obrigaram a transportá-los do Morro do Jacarezinho ao Morro da Mangueira – chegando ao, simplesmente desceram e seguiram em meio aos trilhos. O delegado responsável pelo caso, Márcio Esteves de Jesus, resumiu perfeitamente a situação: “O que aconteceu foi uma ação surreal e cinematográfica”. Motivo do sequestro do trem: os traficantes queriam, e conseguiram, fugir de uma operação policial.


+ Rapper implanta diamante de R$ 128 milhões no rosto
+ PR: Jovem desaparecida é encontrada morta; namorado confessa crime
+ Galo bota ovos e surpreende moradores de Santa Catarina

 

HISTÓRIA

A restauração da Casa da Marquesa de Santos

Sanyo Digital Camera

Em nome da memória histórica nacional, foi excelente a decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro: determinou que o estado termine, tendo dois anos como prazo, a restauração da Casa Marquesa de Santos, no bairro de São Cristóvão. Trata-se, na verdade, de um palácio com importante acervo. Estava sendo restaurado até que, em 2016, Luiz Fernando Pezão arrestou os R$ 307.692,48 que seriam utilizados na finalização das obras. Dom Pedro I mandou construir a mansão em 1827 para a sua amante Domitila de Castro Canto e Melo, a marquesa de Santos. Mas não fez o mesmo com a irmã da amante, Maria Benedita de Canto e Melo, baronesa de Sorocaba, com quem também se relacionou — e ao mesmo tempo.

 

POLÍTICA

Nada de novo na sabatina do Senado

Divulgação

Mais uma vez, quando se trata de os senadores sabatinarem alguém indicado pelo presidente da República para ir ao Supremo Tribunal Federal, nada saiu do script: essa sabatina tem um caráter apenas homologatório. Assim, o desembargador Kássio Nunes Marques (foto) ocupará a cadeira número três, que era do ministro Celso de Mello, recém-aposentado. Nem o fato de Marques ter declarado em seu currículo titulações que não possui, na opinião dos senadores não arranhou o “notório saber jurídico” e a “reputação ilibada” — dois pré-requisitos para se chegar à Corte.

 

SOCIEDADE

O delírio das armas no Brasil

Divulgação

Em todo o País houve um aumento de 120%, nos últimos doze meses, em registros de armas de fogo para colecionadores, atiradores e caçadores — tal crescimento significa que o volume duplicou. Subiu também o total de armas de fogo compradas pelas forças de segurança: 66%. Alguns dados:

2,1 milhões é o número de registros de armas ativos no Brasil

7,1% é a percentagem de aumento de mortes violentas (intencionais) no País, nos primeiros seis meses de 2020

• O candidato à Prefeitura de São Paulo Antonio Carlos Silva (foto), do Partido da Causa Operária, declarou ser favorável a armar a população para que ela se defenda da polícia (inacreditável!)

Veja também

+ Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra
+ Aprenda 5 molhos fáceis para aproveitar o macarrão estocado
+ Aprenda a preparar o delicioso espaguete a carbonara
+ Vídeo: o passo a passo de como fazer ovo de Páscoa
+ Cientistas desvendam mistério das crateras gigantes da Sibéria
+ Sexo: saiba qual é a melhor posição de acordo com o seu signo
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Editora estreia com o romance La Cucina, uma aventura gastronômia e erótica