Acusação de racismo contra Carla Perez e mais: as polêmicas do Carnaval de Salvador

Folia na capital baiana contou com beijo entre Bruna Marquezine e Shawn Mendes além de suposto corte de Jojo Todynho

Reprodução/Instagram
Carla Perez Foto: Reprodução/Instagram

Uma das comemorações mais clássicas da época, o Carnaval de Salvador, na Bahia, rendeu diversas polêmicas em 2026. Além de ter sido palco para o romance entre Bruna Marquezine e Shawn Mendes, que curtiram o bloco de Ivete Sangalo juntos, a cidade também foi marcada por embates entre celebridades, um suposto corte em Jojo Todynho e até uma fala controversa de Carlinhos Brown sobre a acusação de intolerância religiosa envolvendo Claudia Leitte.

+ Você sabia? Sabrina Sato desfilou com fantasia mais pesada que a de Virginia

O casal virou assunto nas redes sociais após curtirem a folia em clima de romance abertamente, pela primeira vez. Os dois trocaram beijos durante a passagem do trio e até viraram notícia na mídia internacional. “O casal parecia afetuoso enquanto participava das festividades no sábado, permanecendo próximo e se abraçando durante todo o evento”, reportou o The Tribune Express.

Carlinhos Brown e Claudia Leitte

Carlinhos Brown defendeu sua ex-colega jurada do The Voice durante sua participação no bloco da cantora, o Dodô (Barra/Ondina). Na ocasião, o cantor rebateu críticas sobre a mudança na música  “Caranguejo”, em que a Claudia Leitte substitui o trecho em que fala de Iemanjá por “Yeshua”, que, para algumas religiões cristãs, é o nome de Jesus.

“Ela comanda do seu jeito a sua missão. Claudia, não ligue para aqueles que ficam dizendo que você não pode falar de Deus no Carnaval. Em todos os lugares tem que se falar de Deus”, afirmou.

“Respeite os gêneros, respeite o amor, respeite o sexo, respeite a mulher. É isso que é a mensagem do amor de Jesus e que talvez as pessoas não estão entendendo. O Carnaval não é só pela carne, e sim pela alegria. Se foi, na Bahia deixou de ser.”

Nas redes sociais, internautas questionaram a atitude do baiano e argumentam que as festividades do Carnaval celebram a ancestralidade negra, em especial, religiões de origem africana, como o candomblé e a umbanda.

Daniela Mercury e o atraso nos trios

Ao contrário da dupla do The Voice, Daniela Mercury enfrentou um perrengue após uma confusão com a ordem dos trios em Salvador. A cantora teria se irritado quando a banda Psirico entrou na avenida antes dos outros blocos, contrariando o que já havia sido estabelecido anteriormente. Ainda, ela chegou a chorar por conta da confusão.

“O presidente do Gandhy é muito forte, é o único que me defende. Ele e todos os blocos afros dessa cidade”, afirmou, emocionada.

+ Problemas com fantasia de Virginia podem tirar pontos da Grande Rio, diz regulamento

Jojo Todynho ‘barrada’ em bloco

No último final de semana, um vídeo de Jojo Todynho sendo “barrada” no bloco de Bell Marques viralizou nas redes sociais. No registro, a cantora aparece em pé na escada do trio antes de descer -, atitude que internautas apontaram como uma recusa do cantor em deixá-la subir para o camarote.

“Eu tava esperando o Pedro e Michelle, porque eu fui pela frente, mas era na parte de trás. Pegaram isso e postaram dizendo que eu fui barrada no trio de Bell. Gente… Passa essa vergonha não”, ironizou nas redes sociais horas depois.

Enquanto isso, o ex-Chiclete com Banana rebateu acusações de seu bloco teria atrasado para sair da avenida. “Para ser mais preciso, são 15h53. Sem dúvidas, nós somos um dos blocos que menos atrasam no Carnaval”, esclareceu.

Suposto caso de racismo envolvendo Carla Perez 

Quem também causou polêmica foi Carla Perez, que precisou se retratar após ter sido acusada de racismo. Em um vídeo que circula pelas redes sociais, a dançarina aparece nos ombros de um segurança negro, cena que repercutiu negativamente.

“A imagem que ficou é dura, e eu reconheço isso. Ainda que a intenção tenha sido boa, a cena reproduz simbologias que nos atravessam enquanto sociedade. Remete a desigualdades históricas que estruturam o nosso país e que jamais podem ser naturalizadas. Nada justifica”, escreveu em uma nota de esclarecimento no Instagram.

Ivete Sangalo e Kannário

O cantor Kannário gerou indignação na web após afirmar ter bloqueado Ivete Sangalo nas redes sociais. Segundo o artista, a atitude é uma resposta ao fato de a baiana nunca o ter apoiado em momentos difíceis.

“Eu me achei no dever de bloquear, porque se nunca me procurou antes, quando eu estava no meu apertado, pedindo socorro para sobreviver e ela poderia dizer assim ‘deixa o menino trabalhar, é um menino bom’. Então não vou seguir de volta”, afirmou em entrevista ao “Carnaval do Macaco”.