Açúcar: Jalles Machado encerra safra 2024/25 com recorde na produção

Colheita de cana-de-açúcar em Pradópolis, Brasil

A Jalles Machado informou, em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o encerramento da moagem da safra 2024/25 em suas unidades Jalles Machado e Otávio Lage, localizadas em Goianésia (GO), e Santa Vitória, em Santa Vitória (MG). A companhia destacou um recorde histórico na produção de açúcar, mas não atingiu o guidance divulgado em junho.

+OIA reduz estimativa de déficit global de açúcar em 2024/25 em 1 milhão de toneladas

A safra totalizou 7,868 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas, um aumento de 7,1% em relação ao ciclo anterior. Apesar do avanço, o volume ficou 4,4% abaixo da projeção de 8,23 milhões de toneladas devido a fatores climáticos adversos, como chuvas intensas em Goianésia, que impediram a colheita de 60 mil toneladas, e baixa pluviometria em Santa Vitória, que registrou “o menor índice pluviométrico da série histórica”.

A produtividade média da safra foi de 84,6 toneladas por hectare (TCH), ligeiramente acima das 84,2 TCH da safra anterior. Entre as unidades, a planta Jalles Machado registrou 97,5 TCH, um aumento de 8,2% frente ao ciclo anterior. Já Otávio Lage teve produtividade de 90 TCH, queda de 3,5%, e Santa Vitória alcançou 65,3 TCH, redução de 6,4%.