Saúde da mulher

Acredite: existe um benefício do sexo que dura 24 horas!

Descobertas de um estudo recente indicam que os efeitos colaterais de um bom exercício na cama podem durar mais tempo do que você pensava

Acredite: existe um benefício do sexo que dura 24 horas!

Que ele é bom, ninguém duvida. Mas você acreditaria se te contássemos que existe um benefício do sexo que dura 24 horas? Então aqui vai: descobertas de um estudo recente indicam que os efeitos colaterais de um bom exercício na cama podem durar mais que um dia inteiro!

Pesquisadores da Oregon State University, da University of Washington e da University of Oregon, nos EUA, uniram-se para estudar como sua vida sexual impacta em seu desempenho no trabalho e vice-versa.

Leia mais

4 coisas que você nunca deve fazer durante o sexo
Essa é a idade que você terá o melhor sexo da sua vida

Por duas semanas, os pesquisadores pediram a 159 casais, dos quais ambos tinham um emprego fixo, para completar três pesquisas online por dia – uma de manhã, outra no meio do trabalho, e outra antes de ir dormir. Esses questionários avaliaram a frequência com que eles transavam, quão positivo eles se sentiram, quão satisfeitos e engajados eles se sentiram no trabalho naquele dia, e quão empenhados ficaram com seus parceiros quando chegaram em casa.

De acordo com as descobertas publicadas no Journal of Management, os casais que priorizaram o sexo durante a semana tiveram uma vantagem no trabalho também. Aqueles que reportaram fazer mais sexo também disseram ter um humor mais positivo de manhã e mais satisfação e empenho no emprego, mesmo depois de os pesquisadores terem deixado de lado a satisfação geral com o casamento e a qualidade do sono. O efeito foi igualmente forte para homens e mulheres.

+ Consulado chinês nos EUA é fechado e provoca nova crise
+ As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil

Qual a explicação para esses resultados?

Em um nível biológico, os efeitos são bastante simples. O sexo impulsiona a liberação de todos os hormônios do bem-estar, incluindo dopamina e oxitocina, que aumentam seus níveis de prazer e a ligação social. Esse elevador de humor natural tem grandes benefícios que são levados para o escritório na manhã seguinte, de acordo com os pesquisadores. Em outras palavras, transar pode ajudá-la a ser mais feliz – especialmente no trabalho.

A parte maluca disso tudo é que esses benefícios duram por 24 horas, o que significa que ir para a cama com o seu parceiro no dia anterior a uma grande apresentação de trabalho ou avaliação pode dar a você uma vantagem.

Mas o efeito pode ir dos dois lados. Os pesquisadores também descobriram que os casais que trouxeram o estresse relacionado ao trabalho para casa — isto é, ficaram acorrentados aos seus e-mails durante toda a noite e não fizeram do tempo sozinhos uma prioridade — experimentaram impactos negativos em sua vida sexual.

As implicações gerais do estudo são um caso para o equilíbrio entre a vida profissional e familiar. O estudo também sugere que é hora de parar de se sentir culpada quando o assunto é se desligar do trabalho, especialmente quando isso significa que você vai ter relações sexuais. Quem sabe isso pode ser a chave para a sua próxima promoção.

Veja também

+ Lívia Andrade posa de fio dental

+ Google permite ver animais em 3D com realidade aumentada

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?