ALESSANDRIA, 18 JUN (ANSA) – Após meses de negociações, um acordo fechado nesta quarta-feira (17) permitirá a sobrevivência da Pernigotti, centenária fábrica de doces situada em Novi Ligure, no Piemonte, norte da Itália.   

Fundada em 1860, a empresa pertence desde 2013 ao grupo turco Toksoz, que anunciara no fim de 2018 a intenção de fechar o estabelecimento, onde se produz barras de chocolates, bombons e torrones.   

Após intensas negociações com sindicatos, a família Toksoz anunciou nesta quarta um novo plano industrial de 5 milhões de euros que inclui a modernização da fábrica e a instalação de mais duas linhas de produção.   

O projeto prevê a transferência da manufatura de cremes de avelãs da Turquia para Novi Ligure. Já as funções administrativas da Pernigotti serão concentradas no escritório de Milão, de modo a garantir mais eficiência financeira.   

A empresa emprega atualmente cerca de 180 pessoas, sendo que, durante a reorganização, cerca de 110 ficarão temporariamente em um sistema chamado “caixa integração”, quando o governo ajuda a pagar o salário de trabalhadores com contratos suspensos ou reduzidos.   

“É uma boa notícia para Novi Ligure. Ficamos felizes com a retomada da produção no estabelecimento”, comemorou o prefeito Gian Paolo Cabella. (ANSA)

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias