Acordo para trégua em Gaza fracassa, e EUA culpam Hamas

ROMA, 24 JUL (ANSA) – O enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff, anunciou nesta quinta-feira (24) que Washington irá retirar sua equipe do Catar, já que as negociações em sobre o cessar-fogo na Faixa de Gaza fracassaram por culpa do Hamas.   

“Decidimos retirar nossa equipe de Doha depois da última resposta do Hamas, que mostra claramente uma falta de vontade de chegar a uma trégua” no enclave, falou Witkoff.   

Segundo ele, “ainda que os mediadores tenham feito grande esforços [para chegar ao cessar-fogo], o Hamas parece não ter coordenação ou agir de boa-fé”.   

Com a falta de um acordo entre o grupo fundamentalista árabe e Israel, o representante do governo de Donald Trump informou que Washington continuará a “avaliar opções alternativas para trazer os reféns [israelenses] de volta para casa e tentar criar um ambiente mais estável para o povo de Gaza”, sem no entanto, fornecer mais detalhes.   

“É uma vergonha que o Hamas tenha agido de forma tão egoísta”, acusou ainda Witkoff, reforçando que os EUA estão “determinados a pôr fim na guerra e a alcançar uma paz duradoura no enclave”.   

A retirada do time americano de Doha ocorre após o Hamas ter enviado uma resposta à proposta israelense de cessar-fogo de 60 dias em Gaza, que posteriormente levou à retirada da equipe de negociação de Benjamin Netanyahu do Catar “para continuar as consultas em Israel”.   

“Agradecemos os esforços dos mediadores do Catar e do Egito, bem como os de Witkoff para alcançar um avanço nas negociações”, disse mais cedo o premiê israelense em comunicado.   

(ANSA).