(ANSA) – BRASÍLIA, 02 LUG – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (2) que um eventual acordo entre o Mercosul e a União Europeia poderá criar um espaço econômico alternativo às grandes potências, como Estados Unidos e China.
As declarações foram feitas à imprensa brasileira após reunião com os ministros da Fazenda dos países do bloco sul-americano, em Buenos Aires, Argentina.
“Conversa ótima com os ministros do Uruguai, Paraguai e Argentina. Todos mencionaram a oportunidade de coalizão em torno do objetivo de firmar um acordo com a UE”, declarou Haddad.
A criação de uma área de livre comércio entre os blocos é, segundo o ministro, “uma oportunidade importante para o Brasil se inserir nesse terceiro bloco entre China e EUA, permitindo fortalecer o Mercosul e uma posição multilateral”, destacou.
Haddad acrescentou que a conclusão do pacto permitirá “explorar possibilidades de cadeias produtivas integradas com a Europa e melhorar a competitividade da indústria de ambos os blocos”.
O Brasil assume a presidência pro tempore do Mercosul nesta semana e tem como objetivo assinar o acordo com a UE ainda em 2025. (ANSA).