Mais uma vez o governo colombiano abre conversações e negocia a paz com grupos terroristas que vivem nas matas do país – herdeiros do antigo Exército de Libertação Nacional (ELN), que no passado lutava pela implantação do abominável regime marxista. Hoje, conservando a mesma sigla, seus integrantes atuam no igualmente abominável tráfico de drogas e armas, propagando a mentira de que possuem ideal político. Há quase seis décadas a Colômbia vive uma situação de conflito e muitas foram às tentativas, sempre vãs, de se chegar à pacificação pelo diálogo. Novamente o governo, agora capitaneado pelo primeiro presidente de esquerda da Colômbia, Gustavo Petro, age equivocadamente – deveria agir com rigor, e não crer em promessas de delinquentes. No ano passado registraram-se mais de cem massacres por eles promovidos.

Nobel jogado fora

RAUL ARBOLEDA

Em 2015, o ex-presidente colombiano Juan Manuel Santos (foto) e o ex-líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Rodrigo Londoño assinaram um acordo de deposição de armas. Santos ganhou o Nobel da Paz. Prêmio jogado fora: terroristas das Farc (parceiros do megatraficante brasileiro Fernandinho Beira-Mar) voltaram pouco depois a hostilizar o Estado.

BRASIL
Quantos somos em 2023?

Rubens Cavallari

O Brasil entra em 2023 com população de 207.750.291 habitantes. Esse não é o número final porque o Censo do IBGE não foi ainda concluído. A prévia que acaba de ser divulgada fica abaixo da estimativa que o próprio instituto fizera – os cálculos iniciais levavam a crer que o primeiro resultado já apontaria, no mínimo, cerca de 213 milhões de pessoas. O trabalho
dos recenseadores tem sido pouco fácil, sobretudo porque muitos brasileiros recusam-se a recebê-los, temendo tratar-se de roubo. Seguindo metodologia padronizada em levantamentos desse tipo, o IBGE divulgou o número preliminar com o índice de 83,9% da população já recenseados. “O modelo em uso foi exaustivamente estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo de 2022”, diz Cimar Azeredo, diretor de pesquisas do IBGE. Os dados populacionais prévios já foram encaminhados ao TCU.

213 milhões de habitantes era o número esperado pelo próprio IBGE na divulgação dessa primeira prévia. Deu bem menos: 208 milhões de pessoas

CULTURA
Homenagens e críticas a Pablo Picasso, 50 anos após a sua morte

TRABALHO Pablo Picasso em seu ateliê: obras-primas e encontros com amantes (Crédito:Divulgação)

A genialidade do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973) continua, é claro, a garantir-lhe grandiosas homenagens e exposições. O mundo mobiliza-se agora nesse sentido, mais uma vez, para celebrar, em abril, meio século de sua morte. Tanta glória não o poupa, porém, das críticas do movimento Me Too, que, desde 2017, quando de seu surgimento, condena o comportamento abusivo de homens em relação às mulheres. São fatos públicos que Picasso foi casado duas vezes e teve muitas amantes. Gabava-se a tal ponto de sua infidelidade que chegou a marcar encontros em seu ateliê, ao mesmo tempo, com duas de suas companheiras extraconjugais apenas para se vangloriar do conflito entre elas gerado pelo ciúme. De volta às honrarias. O nome Pablo Picasso tem alcance mundial. Na Espanha e na França, principalmente, diversos museus estão sendo preparados para exibir as inúmeras obras de arte assinadas pelo artista. Um destaque de sua monumental produção é o quadro Guernica, pintado em 1937, que faz parte da coleção do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia (a pintura esteve exposta em nosso País durante a 2ª Bienal, em 1953). No Brasil, a cidade de São Paulo será a primeira a receber, em março, a mostra imersiva Imagine Picasso.

JUSTIÇA
Amigo e empresário de Jair Renan é preso em Brasília

PARCEIROS Maciel Carvalho (à esq.) e Jair Renan Bolsonaro: instrutor de tiro do 04 poderá ser condenado a 19 anos de prisão (Crédito:Divulgação)

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu na quinta-feira 5 o empresário e influenciador digital Maciel Carvalho, suspeito de fraude na compra de armas. A notícia da prisão chamou atenção devido à ligação de Carvalho com Jair Renan Bolsonaro, filho 04 do ex-presidente da República. O nome da operação policial, Falso Coach, demonstra o histórico criminal de Carvalho. Ele estava em liberdade vigiada pelo fato de usar CPFs falsos para encobrir ilegalidades na aquisição de registros de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Carvalho terá, agora, de responder por diversos crimes e poderá ser condenado a dezenove anos de prisão.