Economia

Ações europeias sobem com impulso de bancos e commodities antes de ata do Fed

Ações europeias sobem com impulso de bancos e commodities antes de ata do Fed

Salão da Bolsa de Valores de Frankfurt

Por Susan Mathew

(Reuters) – As ações europeias avançaram nesta quarta-feira, impulsionadas por papéis de bancos e recursos básicos, com investidores aguardando atualizações de bancos centrais sobre o aperto da política monetária em meio a temores crescentes de uma desaceleração econômica.


O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,63%, a 434,31 pontos. Bancos, que se beneficiam quando as taxas de juros sobem, ganharam 1,1% para atingir nova máxima em um mês, e ficaram entre os maiores impulsos ao índice referencial.

O foco dos mercados está na ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, a ser divulgada às 15h (de Brasília), com os investidores tentando avaliar o pensamento das autoridades sobre a trajetória para mais aumentos de juros.

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, ganhou aliados importantes para seu plano de elevar os juros acima do território negativo até o final do terceiro trimestre, mesmo depois que um dos membros de seu próprio conselho expressou nesta quarta-feira algum ceticismo sobre o caminho de política monetária à frente.

“Os investidores estão reavaliando continuamente as probabilidades de um aperto contínuo pelo Fed e outros bancos centrais”, disse Andrea Cicione, chefe de estratégia da TS Lombard.

Papéis de energia e de materiais estavam entre os que obtiveram os maiores ganhos na Europa. Os preços do petróleo subiam, com impulso do aperto da oferta e pela perspectiva de aumento da demanda a partir do próximo início da temporada de verão nos Estados Unidos. [OU]

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,51%, a 7.522,75 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,63%, a 14.007,93 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,73%, a 6.298,64 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,57%, a 24.250,45 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,49%, a 8.760,20 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,88%, a 6.184,84 pontos.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4O0WV-BASEIMAGE