Ações europeias sobem com impulso de papeis de viagem após previsão de tráfego da Ryanair

Ações europeias sobem com impulso de papeis de viagem após previsão de tráfego da Ryanair

Por Shreyashi Sanyal

(Reuters) – O mercado acionário europeu subiu nesta quinta-feira com as ações de viagem interrompendo quatro dias de perdas depois que a Ryanair elevou sua previsão de tráfego no longo prazo, compensando as preocupações com a desaceleração da economia da China que pressionaram as mineradoras.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,42%, a 1.796 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,44%, a 466 pontos, deixando para trás a mínima de fechamento de seis semanas atingida na sessão anterior.

As ações de viagem e lazer avançaram 3,4%.

Maior companhia aérea de baixo custo da Europa, a Ryanair saltou 7,9% depois de elevar sua projeção de tráfego para o longo prazo. As rivais easyJet, IAG e Wizz Air ganharam entre 3,9% e 7%.

“Foi um dia um pouco melhor para os mercados na Europa, deixando de lado a fraqueza na Ásia, com alguns ganhos decentes para viagem e lazer, que deram um respiro depois do anúncio da Ryanair”, disse Michael Hewson, analista chefe de mercado do CMC Markets UK.

As mineradoras, incluindo Rio Tinto, Anglo American e BHP Group, estavam entre os maiores pesos já que os preços dos metais caíram depois que a China reiterou planos de liberar mais metais de suas reservas.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,16%, a 7.027 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,23%, a 15.651 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,59%, a 6.622 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,78%, a 25.963 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,14%, a 8.733 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,20%, a 5.337 pontos.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8F0W9-BASEIMAGE