Bolsas dos EUA fecham sem direção comum, mas índice Dow Jones sobe com dados fortes

Bolsas dos EUA fecham sem direção comum, mas índice Dow Jones sobe com dados fortes

Por Krystal Hu e Medha Singh

(Reuters) – Wall Street encerrou de forma mista nesta sexta-feira, ao fim de uma semana de negociações voláteis, com o índice Dow Jones o único em alta na sessão, já que a inflação tem preocupado ações de crescimento.

O Dow Jones foi impulsionado por papéis de pesos pesados do setor industrial, como Boeing e Caterpillar Inc.. As ações da fabricante de aviões saltaram 3,1%, depois de fontes da indústria dizerem que a empresa traçou planos preliminares para aumentar a produção do 737 MAX para até 42 jatos por mês no outono (do Hemisfério Norte) de 2022.

Papéis de companhias financeiras como Goldman Sachs e JPMorgan também sustentaram o Dow Jones.

O S&P 500 registrou queda pela segunda semana consecutiva. Os segmentos de tecnologia da informação e consumo discricionário lideraram as baixas, enquanto finanças e energia –ambos ligados à economia– registraram os maiores ganhos.

Analistas esperam que a rotação entre setores continue a ocorrer diante da distribuição de vacinas e da reabertura da economia.

Fortes dados econômicos pressionaram as ações de crescimento, com maior probabilidade de serem afetadas por um potencial aumento de juros. Dados da IHS Markit mostraram que a atividade industrial dos Estados Unidos ganhou velocidade no início de maio em meio à forte demanda doméstica, mas os pedidos pendentes estão se acumulando conforme fabricantes lutam para encontrar matérias-primas e mão de obra.

Apesar da fraqueza desta sexta-feira, o Nasdaq rompeu uma sequência de quatro semanas de perdas, com investidores continuando a alternar compras e vendas de ações de empresas de megacapitalização ligadas a tecnologia, que recentemente sofreram o maior golpe dentre os setores por receios inflacionários.

O índice Dow Jones subiu 0,36%, a 34.208 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,078382%, a 4.156 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,48%, a 13.471 pontos.

((Tradução Redação Brasília, 55 61 33296012)) REUTERS GP IV JCG

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH4K1D9-BASEIMAGE