Mundo

Acnur pede apoio a regularização de migrantes venezuelanos na América Latina

Acnur pede apoio a regularização de migrantes venezuelanos na América Latina

Agente de saúde colombiano verifica informações sobre venezuelanos que entraram no país após a reabertura da Ponte Internacional Simón Bolívar em meio à nova pandemia de coronavírus, em Cúcuta, Colômbia, em 2 de junho de 2021. - AFP


O alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, aplaudiu neste domingo (20) a regularização de quase 1 milhão de migrantes venezuelanos realizada pela Colômbia, e pediu que a comunidade internacional apoie o processo, que foi replicado em outros países latinos.

“É fundamental que a comunidade internacional respalde a Colômbia e a região para consolidar esses processos” de integração, disse Grandi durante a comemoração do dia mundial do refugiado em Bogotá, em evento com o presidente Iván Duque.

A Colômbia iniciou em março a regularização de 900 mil venezuelanos que fugiram da crise econômica em seu país. O processo foi copiado por Peru, República Dominicana e Equador. “Essas diferentes iniciativas, que poderiam beneficiar mais de 3 milhões de venezuelanos, devem servir como modelo de solidariedade em nível mundia”, disse Grandi.

O status de proteção temporária permite aos imigrantes sem documentos transitar pela Colômbia e lhes dá um prazo de 10 anos para adquirir o visto de residente. Aqueles que entrarem de forma irregular nos próximos dois anos também poderão receber o benefício.

Cerca de 1,8 milhão dos mais de 5 milhões de venezuelanos que fugiram de seu país estão na Colômbia, segundo a autoridade migratória. Sem relações diplomáticas, os dois países compartilham uma fronteira porosa de 2.200 quilômetros.

Veja também
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago