Ediçao Da Semana

Nº 2741 - 05/08/22 Leia mais

Se você sofre com acne, provavelmente já se deparou com muitos conteúdos sobre a condição. No entanto, o mesmo não pode ser dito sobre furúnculos, que também afetam a saúde da pele e a autoestima de quem sofre com eles.

+ Óleo de coco para tratar acne funciona?

+ Skincare: novo produto pode acabar com a acne em 24 horas

Você provavelmente já se olhou no espelho e viu um ponto vermelho dolorido na pele, que podia ou não ter uma ponta branca no centro. Apesar de similares na aparência, acne e furúnculos requerem tratamentos diferentes. Entenda com informações da “POPSUGAR”.

Acne X Furúnculos

De acordo com a dermatologista Hadley King, espinhas (ou acne) são um processo inflamatório que se inicia com um poro entupido. “Apesar de as bactérias contribuírem para a inflamação, a acne em si não é uma infecção”, ressalta.

Em contrapartida, furúnculos podem ser considerados infecções bacterianas. Hadley explica que eles são causados por estafilococos e estreptococos, bactérias comuns no organismo humano. 

Ambos, entretanto, são pontos vermelhos, inchados, e doloridos, podendo ser cheios de pus. Se a protuberância for crescente, apresentar dor incessante e parecer demorar muito para sumir, provavelmente trata-se de um furúnculo. 

Os furúnculos

O portal explica que um furúnculo pode começar pequeno, mas geralmente é doloroso e continua crescendo durante o curso da infecção. Sinais de uma infecção severa incluem mais furúnculos aparecendo, febre, nódulos linfáticos inchados e infecção da área ao redor da protuberância, com pele vermelha, inchada e dolorida.

Como diferenciar acne de furúnculos?

Para saber se você tem uma espinha ou um furúnculo, Hadley recomenda atentar-se à região da protuberância. “As lesões de acne são mais comumente encontradas em áreas da pele propensas a acne, como rosto, pescoço, tórax, parte superior das costas e, às vezes, nádegas”, explica.

“Furúnculos podem acontecer em qualquer lugar”, diz ela. “Eles são mais propensos a serem dolorosos, vermelhos, quentes, inchados e com pus”. 

Para se livrar deles, a dermatologista indica que o tratamento com um dermatologista é essencial, pois a lesão pode precisar ser drenada e você pode precisar de antibióticos.