Pelo menos uma pessoa morreu e outras quatro ficaram gravemente feridas após a colisão de um trem suburbano com um muro que caiu sobre os trilhos nas imediações de Gelida, a cerca de 40 km de Barcelona, informaram os bombeiros nesta terça-feira (20).
“Há quatro [feridos] graves e uma pessoa que veio a óbito”, indicou aos jornalistas o chefe de intervenção dos bombeiros catalães, Claudi Gallardo.
Segundo a Rodalies de Catalunya, a empresa pública que administra a rede de trens suburbanos catalã, o falecido era um trabalhador da companhia.
O incidente ocorreu pouco depois das 21h locais (17h em Brasília), quando um comboio da linha R4 que se dirigia a Barcelona bateu contra um muro perto da localidade de Gelida, cerca de 40 km a oeste da capital catalã.
A maioria das 37 pessoas que necessitaram de algum tipo de assistência estava no primeiro vagão do trem, o que sofreu mais danos, explicou Gallardo.
De acordo com o gestor da rede Adif, a queda do muro sobre os trilhos foi causada pelo temporal que atingiu nas últimas horas grande parte desta região do nordeste da Espanha.
Em uma mensagem na rede social X, a Adif indicou que “mantém suspensa a circulação ferroviária” nas linhas de trens de proximidade da região “diante dos efeitos que o temporal está provocando na infraestrutura”.
Os Serviços de Emergência indicaram que enviaram 20 ambulâncias ao local do acidente, além de 35 equipes dos bombeiros.
Este novo incidente ocorre enquanto a Espanha ainda está em estado de comoção pelo grave acidente ferroviário ocorrido no domingo na Andaluzia, no sul do país, quando dois trens de alta velocidade colidiram, deixando pelo menos 42 mortos.
rs/val/rpr