Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas neste domingo (28) após um trem sofrer um acidente no estado de Oaxaca, no sul do México, informaram as autoridades.
O trem, com 241 passageiros e nove tripulantes a bordo, havia partido de Salina Cruz, Oaxaca, na costa do Pacífico, e seguia para Coatzacoalcos, estado de Veracruz, no Golfo do México.
“Ocorreu o descarrilamento da locomotiva principal” do trem “na altura de Nizanda, Oaxaca”, informou a Marinha mexicana, que opera essa via férrea, acrescentando que “atendimento imediato” era prestado aos usuários.
O governador de Oaxaca, Salomón Jara, indicou que havia pelo menos 15 pessoas feridas.
“Relatam-se 15 pessoas feridas, que foram atendidas de forma imediata, conforme os protocolos de emergência, e encaminhadas para a devida avaliação médica”, publicou Jara na rede social X.
O trem fazia a rota do chamado Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec, que liga o Golfo do México ao Pacífico e costuma transportar carga e passageiros. A via foi inaugurada em 2023.
Trata-se de uma das obras de infraestrutura mais importantes do governo do ex-presidente Andrés Manuel López Obrador (2018-2024), como parte de uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico no sudeste do México.
yug/val/mvv/ic