Sete pessoas morreram e várias ficaram feridas na terça-feira, 4, na queda de um avião de carga da empresa de logística UPS logo após a decolagem do Aeroporto Internacional de Louisville, nos Estados Unidos. O avião explodiu em chamas ao atingir estabelecimentos comerciais perto do aeroporto, o que formou uma longa coluna de fumaça preta sobre a região.
“As notícias de Louisville são duras esta noite, pois o número de mortos chegou a pelo menos sete. E o número deve aumentar“, escreveu na rede social X o governador de Kentucky, Andy Beshear. “As equipes de emergência estão no local e trabalhando arduamente para extinguir o incêndio e prosseguir com a investigação”, acrescentou. A UPS havia informado em um comunicado que três membros da tripulação estavam a bordo da aeronave, sem confirmar se havia vítimas fatais ou feridos.
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) informou que o avião, que fazia o voo 2976, caiu por volta das 17h15 locais. Segundo a FAA, o aparelho era um McDonnell Douglas MD-11, que partia de Kentucky com destino ao Havaí.
Uma filmagem do local do acidente mostra uma grande quantidade de destroços e bombeiros trabalhando no combate às chamas. Um prédio próximo parecia apresentar danos causados pelo acidente.
Veja imagens da queda do avião de carga:
🚨BREAKING: UPS cargo plane Flight 2976, a McDonnell Douglas MD-11, crashes shortly after takeoff from Muhammad Ali International Airport in Louisville, Kentucky. Engine fire visible on ascent leads to massive explosion near UPS Worldport facility. Aerial views show huge inferno… pic.twitter.com/gL7rKT9jED
— J Stewart (@triffic_stuff_) November 4, 2025
🚨 NEW: Dashcam video captures the UPS MD-11 moments before disaster — the jet banks hard after takeoff from Louisville Airport and erupts in flames on impact. 💥 A shocked driver can be heard reacting in disbelief. 😱🔥 #Breaking #Louisville #UPS #PlaneCrash ✈️ pic.twitter.com/DVOi8xCuhI
— AviationGreeks (@AviationGreeks) November 5, 2025
A UPS cargo plane crashed and exploded in a massive fireball Tuesday while taking off from the company’s global aviation hub in Louisville, Kentucky, killing at least seven people and injuring 11, authorities said: https://t.co/1h4wJot4Xw pic.twitter.com/eTPKB3pi54
— Local 12/WKRC-TV (@Local12) November 5, 2025
O motivo da queda é investigado pela FAA e pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB). O acidente ocorreu em meio a uma das paralisações governamentais mais longas da história dos Estados Unidos.
O secretário de Transportes, Sean Duffy, havia alertado mais cedo para um “caos em massa” devido à falta de funcionários de controle aéreo. “Vocês verão cancelamentos em massa e talvez vejam fecharmos algumas partes do espaço aéreo.”
No mês passado, um avião de carga saiu da pista durante o pouso em Hong Kong, causando a morte de duas pessoas no aeroporto.