ROMA, 5 NOV (ANSA) – O vice-premiê da Itália e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, anunciou nesta quarta-feira (5) um projeto para o Sudão, que prevê “toneladas de ajuda humanitária” para mais de 2,5 mil crianças no país africano.
Chamada de “Italia per il Sudan” (“Itália para o Sudão”), a iniciativa prevê a entrega de alimentos a menores com apoio da paróquia do Sagrado Coração, do padre Pious Anyaja, em Porto Sudão, além de padres combonianos e de freiras de Madre Teresa.
“Também organizaremos o envio de um navio que trará mais ajuda a Porto Sudão, a fim de prestar assistência imediata aos 26 mil refugiados que existem atualmente na cidade”, revelou Tajani.
O ministro também informou, que desde o início da guerra civil no país, em abril de 2023, a Itália enviou “mais de 125 milhões de euros para intervenções de apoio a serviços básicos e comunidades sudanesas [que se encontram] em países vizinhos”.
“Mais de dois anos e meio após o início da guerra civil, a situação humanitária no Sudão é cada vez mais grave”, destacou o vice-premiê, segundo o qual, durante a reunião de Ministros das Relações Exteriores do G7 no Canadá, na próxima semana, “gostaria de incluir uma pauta específica sobre o Sudão na agenda”.
O conflito armado entre o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) e as Forças Armadas sudanesas já deixou cerca de 150 mil mortos e forçou mais de 13 milhões de pessoas a fugir de casa. (ANSA).