Acadêmicos de Niterói pode perder pontos após Janja cancelar participação; entenda

Samba-enredo em homenagem ao presidente Lula causou ruído na oposição e primeira-dama desistiu de desfilar de última hora

Janja
Primeira-dama Janja Foto: Reprodução

A escola Acadêmicos de Niterói pode perder pontos na apuração do Carnaval do Rio devido à desistência de última hora da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, que integraria o carro alegórico “Amigos de Lula” no desfile de domingo, 15. O samba-enredo da escola homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e contava com participações de figuras políticas, mas críticas da oposição fizeram o governo recuar e vetar presenças.

O desconto pode acontecer pois o livro “Abre-alas” – documento com informações para acompanhamento do desfile – ainda continha o nome de Janja como parte da atração. O material é entregue anteriormente para os jurados e não foi atualizado a tempo sobre a desistência. A primeira-dama aparecia na seção “Composições” do 5º carro como “Janja da Silva, primeira-dama do Brasil, e outros convidados do presidente Lula”.

+ Como será a apuração dos desfiles de Carnaval das escolas de samba do Rio

O cancelamento da participação, segundo Janja, se deu pelo receio de “perseguição” à escola de samba e aos aliados de Lula. Parlamentares do Novo, do PL e do União Brasil sustentam que a homenagem a um presidente em exercício, em ano eleitoral, poderia configurar propaganda antecipada. Inicialmente, a presença de ministros foi cogitada, mas após a repercussão negativa, o Palácio do Planalto orientou que eles não participassem do desfile na avenida. A diretriz buscou reduzir o desgaste político e evitar o entendimento de uso institucional do Carnaval, mantendo a possibilidade de autoridades acompanharem os desfiles em camarotes.

A apuração do Carnaval do Rio acontece nesta terça-feira, 18, a partir das 16h. A Acadêmicos de Niterói pode perder pontos nas categorias “alegorias e adereços” e “conjunto”, já que apresenta divergência entre o projeto e a deflagração do desfile. Na ausência de Janja, a cantora Fafá de Belém assumiu o posto de destaque no carro alegórico, mas o erro de informação é considerado técnico e independe da performance visual do enredo.