‘Absurdo’,diz enviado dos EUA sobre Gaza ser habitável em 5 anos

WASHINGTON, 4 FEV (ANSA) – O enviado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o Oriente Médio, Steve Witkoff, declarou nesta terça-feira (4) que é um “absurdo” pensar que a Faixa de Gaza voltará a ser “habitável” em cinco anos.   

“É injusto dizer aos palestinos que eles podem retornar em cinco anos. É simplesmente um absurdo”, disse o investidor americano, que inspecionou recentemente o corredor Netzarim, no enclave palestino.   

Witkoff, que chegou a estimar que a reconstrução de Gaza poderá levar de 10 a 15 anos, também defendeu que a proposta de Trump de enviar os habitantes do território para o Egito ou a Jordânia é uma tentativa de tornar Gaza novamente habitável.   

O enviado de Trump ainda destacou que o cessar-fogo em Gaza “já está na segunda fase” e revelou que se encontrará nesta semana na Flórida com o primeiro-ministro do Catar, Mohammed al-Thani.   

O governo israelense confirmou que enviará uma delegação ao Catar “no final da semana” para discutir um cessar-fogo “estendido” na guerra na Faixa de Gaza, conforme previsto na segunda fase do acordo com o grupo fundamentalista islâmico Hamas. (ANSA).