A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) projeta crescimento de 3% nas vendas reais do setor em 2018 na comparação com 2017. A expectativa, descrita como otimista pelo presidente da entidade, João Sanzovo Neto, representa uma aceleração do ritmo do crescimento ante o 1,25% de crescimento real registrado em 2017. “Estamos otimistas, vemos que a confiança dos consumidores e empresários está retomando”, disse Sanzovo Neto.

O presidente da Abras considerou que a realização de eleições em 2018 traz incerteza para o ambiente de negócios, mas o executivo considerou que o setor tende a não ser afetado por turbulências. “A economia se descolou da política, isso é uma tendência que já vemos desde o final do ano passado”, disse Sanzovo Neto.

Recuperação

O ânimo do setor melhora para 2018 depois de as redes supermercadistas terem crescido abaixo do esperado em 2017. A Abras previa que no ano passado as vendas aumentariam 1,5%.

Para o presidente da entidade, o crescimento ficou aquém do esperado porque a deflação de alimentos foi mais intensa que o previsto. Com isso, disse Sanzovo Neto, o faturamento do setor foi fraco mesmo tendo havido uma evolução positiva das vendas em volume.

Para 2018, a expectativa é que o volume de itens vendidos aumente e que o faturamento ainda conte com o impacto de alguma recuperação nos preços de alimentos considerados commodities, caso do feijão, do arroz e do leite.

A GfK prevê que alguns dos itens cujo preço mais caiu em 2017 podem sofrer aumentos de preços em 2018. “É o caso do leite, porque o produtor já chegou num nível de preço em que não faz sentido produzir”, diz. Para a maioria dos itens, no entanto, a previsão da GfK é de estabilidade de preço em 2018.