O anúncio de redução dos juros de uma das linhas de crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal nesta quinta-feira, 16, foi celebrada pelo presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França. “É uma boa notícia para o setor, porque essa redução dá mais fôlego para os compradores”, disse.

O banco estatal anunciou redução de 3,35% para 2,95% na taxa de juros para o crédito imobiliário na modalidade SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo). As contratações com a nova taxa terão início em 18 de outubro. O prazo de financiamento é de até 35 anos. O banco afirma que há a opção de carência de seis meses para início da parcela de juros e amortização.

A linha de crédito corrigida pela poupança tende a gerar um custo efetivo crescente para o mutuário no curto prazo, uma vez que a caderneta acompanha a taxa básica de juros da economia brasileira (Selic), que deve encerrar 2021 em torno de 8% ao ano ante os 5,25% atuais, segundo o Boletim Focus, do Banco Central.

Ainda assim, é um produto muito interessante para os consumidores, na visão do presidente da Abrainc. “Todos nós esperamos que os juros básicos voltem a ficar mais baixos no longo prazo, o que vai dar um alívio para esses financiamentos”, comentou.

A cerimônia em Brasília para anunciar a redução dos juros em uma das linhas da Caixa contou com a participação de 50 membros da Abrainc. Entre eles, também estava o presidente do conselho da associação e controlador da MRV, Rubens Menin.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias