Abic: consumo de café deve crescer entre 3% e 3,5% para 22 milhões de sacas

São Paulo, 26/9 – O consumo de café no Brasil deve crescer entre 3% e 3,5% neste ano, na avaliação do diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz. A estimativa foi divulgada nesta terça-feira, 26, em evento para apresentar os vencedores do prêmio Melhores da Qualidade – Abic 2017.

Segundo ele, o consumo deve alcançar 22 milhões de sacas de 60 kg na temporada, mas isso ainda é uma hipótese otimista. “Isso vai depender de muitos fatores, principalmente da recuperação econômica. Volta do emprego. Melhoria da massa salarial. Até inclusive para dar suporte ao crescimento do consumo de café”, destacou.

Entre os fatores que podem impulsionar o mercado interno do grão estão as apostas de grandes empresas nos cafés de maior qualidade, disse. “O investimento das grandes empresas em cafés de qualidade superior e em valor agregado tem ajudado o setor. E todos apostamos que esses segmentos podem ganhar ainda mais espaço, já que o gasto do brasileiro do café ainda é baixo se comparado com outros países”, ressaltou.