MILÃO, 6 JAN (ANSA) – A diretora de cerimônias dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, Maria Laura Iascone, garantiu que o show de abertura do megaevento esportivo será uma “história de beleza, criatividade e identidade italiana”.
A gestora prometeu um espetáculo de duas horas “caloroso, apaixonado e emocionante”, focado na harmonia, tema central da narrativa, e com um elenco de peso que inclui cantores famosos, como Mariah Carey e Laura Pausini, além de atores como Matilda De Angelis, Pierfrancesco Favino e Sabrina Impacciatore.
Vale destacar que o desfile de abertura das Olimpíadas de Inverno terá curadoria do veneziano Marco Balich, que já foi diretor criativo de quase 20 edições dos Jogos Olímpicos.
“A cerimônia refletirá toda essa visão, com a parte formal distribuída por Milão, Cortina, Livigno e Predazzo, todas conectadas simultaneamente, e o grande espetáculo no San Siro. É uma máquina gigantesca, que opera com uma abordagem extremamente profissional. Estamos ensaiando há alguns dias em um enorme galpão montado perto do San Siro, para onde nos mudaremos em três ou quatro semanas”, declarou Iascone em entrevista à ANSA.
Segundo a diretora italiana, a cerimônia não pretende “chocar ou provocar” o público, mas sim “contar a história, a arte e a cultura da Itália, que são únicas no mundo, além de causar uma reflexão sobre temas importantes como a paz e a sustentabilidade”.
A celebração também será uma última grande homenagem a um dos estádios de futebol mais icônicos do mundo antes de sua demolição. Um grande palco com quatro rampas será montado no local, onde 1,3 mil artistas, entre profissionais e voluntários, se apresentarão, com o apoio de milhares de figurinistas e cenógrafos.
Além disso, Iascone recordou que a homenagem ao estilista Giorgio Armani, morto em setembro, será “apropriada a um verdadeiro ícone do espírito italiano”. (ANSA).