VENEZA, 21 AGO (ANSA) – Os organizadores do Festival de Veneza, na Itália, anunciaram nesta sexta-feira (21) que a abertura da 77ª edição do evento, agendada para o dia 2 de setembro, será transmitida ao vivo nos cinemas do país.
Segundo a organização da mostra, a transmissão da abertura será realizada com a colaboração da Associação Nacional de Operadores de Cinema (ANZ) e a emissora italiana “Rai”.
A abertura do evento está prevista para 2 de setembro, na Sala Grande do Palazzo del Cinema, em Veneza. O festival vai até o dia 12 do mesmo mês.
“Realizar o Festival de Veneza nas datas estabelecidas, apesar das dificuldades impostas pela situação, foi um grande esforço que decidimos fazer para apoiar a arte do cinema. A nossa primeira preocupação é implementar todas as medidas de segurança necessárias, em colaboração com as autoridades responsáveis, é nosso dever e tarefa principal”, disse o presidente do evento, Roberto Cicutto.
A edição será inaugurada pelo filme “Laços”, adaptação de um romance homônimo de Domenico Starnone e dirigido por Daniele Luchetti. O júri responsável por designar os vencedores dos principais prêmios da mostra, incluindo o Leão de Ouro, será presidido pela atriz australiana Cate Blanchett.
O colegiado também terá os diretores Christian Petzold, Cristi Puiu, Joanna Hogg e Veronika Franz, a atriz Ludivine Sagnier e o escritor Nicola Lagioia. (ANSA).