O retrospecto do Palmeiras, sob o comando de Abel Ferreira, em decisões de mata-mata, quando a equipe precisou reverter o resultado, é um dos fatores que jogam contra o Alviverde no duelo decisivo das oitavas de final da Copa do Brasil na próxima quarta-feira, 05.
Desde 2020 no Palmeiras, Abel Ferreira já enfrentou uma série de disputas mata-mata. Em nove oportunidades o técnico português se viu precisando reverter o placar do jogo da ida, mas em apenas três delas conseguiu a “remontada”.
+ Neymar detona gramado do Allianz: ‘Impossível de jogar’
+ Por que Corinthians quer mudar o árbitro do VAR para jogo contra Palmeiras? Entenda
No duelo desta quarta-feira, o Palmeiras precisará de um vitória com pelo menos dois gols de diferença se quiser avançar no tempo normal. No jogo da ida, o Corinthians venceu o derby por 1 a 0 na Neo Química Arena, gol do holandês Memphis Depay. Agora, pela 10ª vez desde que chegou ao verdão, Abel Ferreira precisa buscar o placar adverso.
A última vez que o treinador se viu nessa posição foi justamente em uma disputa contra o seu maior rival, cenário que se repete amanhã. Na final do Paulistão deste ano, o Palmeiras foi derrotado no jogo de ida pelo mesmo placar no Allianz Parque, precisando buscar a diferença no jogo da volta. Entretanto, o Corinthians segurou o empate e conquistou o título. Veja o retrospecto:
Conseguiu reverter
Nas oportunidades em que Abel Ferreira conseguiu virar o placar adverso do primeiro jogo, os duelos foram do Campeonato Paulista, todas na decisão do torneio.
Campeonato Paulista 2022 – Final
A primeira vez que Abel Ferreira teve a necessidade de reverter o placar foi na final do Campeonato Paulista de 2022. Naquela oportunidade, o Verdão saiu perdendo no jogo de ida diante do São Paulo por 3 a 1.
No jogo da volta, porém, o Palmeiras mostrou sua força e goleou. Precisando vencer por pelo menos dois gols de vantagem para levar a decisão para os pênaltis, os comandados de Abel se sobressaíram e venceram por 4 a 0, garantindo o primeiro título do Paulistão para o técnico português.
Campeonato Paulista 2023 – Final
A busca pelo bicampeonato em 2023 aconteceu de maneira semelhante. Diante do Água Santa, o Palmeiras saiu perdendo a decisão, sendo derrotado no 1º jogo por 2 a 1. Entretanto, voltou a golear por 4 a 0 no jogo da volta, sacramentando o título.
Campeonato Paulista 2024 – Final
Em 2024 o Palmeiras teve na decisão o Santos e novamente saiu perdendo. Na Vila Belmiro, a equipe santista venceu pelo placar mínimo. Já no jogo da volta, o Verdão novamente mostrou o poder de superação da equipe e venceu por 2 a 0, conquistando o tricampeonato.
Não conseguiu reverter
Das 9 vezes que Abel Ferreira foi derrotado no primeiro jogo do mata-mata, em seis delas o Palmeiras não teve forças para reverter o resultado, mas bateu na trave em muitas delas. Três delas foram justamente na Copa do Brasil, duas na Libertadores e uma no Derby decisivo do Paulista de 2025.
Oitavas de final da Copa do Brasil de 2022 – São Paulo
Depois de conquistar o título do Paulistão em cima do São Paulo em 2022, as equipes voltaram a se encontrar em um confronto decisivo nas oitavas de final da Copa do Brasil daquele ano.
Mais uma vez, o São Paulo saiu na frente no jogo de ida, vencendo o confronto no MorumBis por 1 a 0. No 2º jogo, o Palmeiras voltou a vencer, mas dessa vez por 2 a 1, levando a decisão para os pênaltis. Com brilho do goleiro Jandrei, que defendeu duas cobranças, o Tricolor avançou às quartas de final.
Semifinal da Libertadores de 2022 – Athletico-PR
Vivendo um dos maiores momentos da história e vindo de dois títulos da Libertadores, o Palmeiras buscava um tricampeonato histórico no torneio sul-americano em 2022. Entretanto, acabou esbarrando no Athletico-PR nas semifinais.
No 1º jogo, na Ligga Arena, o Athletico venceu o duelo por 1 a 0, gol de Alex Santana. Com a vitória, bastava ao clube paranaense buscar o empate no jogo decisivo para chegar à final.
No Allianz Parque, o Palmeiras teve tudo para avançar. Com gols de Scarpa e Gomez, o Alviverde chegou a abrir 2 a 0 no placar, mas a expulsão do zagueiro Murilo, no fim da primeira etapa, foi determinante para que o Athletico buscasse o empate no fim da partida, garantindo a classificação para a decisão.
Quartas de final da Copa do Brasil de 2023 – São Paulo
Palmeiras e São Paulo voltaram a se enfrentar em uma decisão de mata-mata da Copa do Brasil em 2023, e novamente Abel Ferreira enfrentou a situação adversa de sair perdendo o primeiro jogo.
No jogo da ida, mais uma vez no MorumBis, o Tricolor abriu vantagem ao vencer por 1 a 0. No jogo da volta, no Allianz Parque, o Tricolor voltou a vencer, agora por 2 a 1, garantindo a classificação às semifinais.
Oitavas de final da Copa do Brasil de 2024 – Flamengo
Buscar uma situação adversa na Copa do Brasil tem sido uma constância na vida de Abel Ferreira e em 2024 o clube se viu novamente nessa posição.
Depois de perder o jogo da ida para o Flamengo por 2 a 0, o Palmeiras precisava vencer por pelo menos dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis, mas não conseguiu. Apesar de dominar o confronto no Allianz Parque, a equipe paulista balançou as redes apenas uma vez, vencendo por 1 a 0, placar que não foi suficiente para seguir na competição.
Oitavas de final da Libertadores 2024 – Botafogo
Na Libertadores de 2024, diante do clube que seria o campeão do torneio, o Palmeiras de Abel Ferreira bateu na trave diante do Botafogo.
Depois de perder o jogo de ida por 2 a 1, a equipe Alviverde quase buscou uma classificação heróica no 2º jogo, quando perdia por 2 a 0 e buscou o empate nos acréscimos, com um gol aos 41º e o segundo aos 45º da segunda etapa. Ainda no tempo extra, o Palmeiras chegou a virar, mas o gol foi anulado. Na última bola do jogo, Gabriel Menino cobrou uma falta no travessão. Com o empate, o Botafogo avançou para as quartas de final.
Final do Campeonato Paulista 2025 – Corinthians
Por fim, a última disputa em que o Palmeiras saiu perdendo o primeiro jogo foi na decisão do Paulistão deste ano, com cenário semelhante do jogo da próxima quarta-feira. A diferença é que, desta vez, o Palmeiras decide em sua casa.
Na decisão do Paulistão, o Corinthians saiu na frente ao vencer por 1 a 0 no Allianz Parque, gol de Yuri Alberto. No duelo decisivo, na Neo Química Arena, o placar não foi movimentado e o Timão ficou com a taça.