A cirurgia plástica de abdominoplastia é indicada para aqueles pacientes que perderam muito peso e/ou que já passaram por alguma gestação; e que acabou gerando um excesso de pele flácida na região umbilical. Esse excesso de pele traz desconforto para as pacientes, tanto físico quanto mental.
A abdominoplastia consiste em retirar todo o excesso de pele da região abdominal. O procedimento segue as seguintes etapas:
1) Realizar um corte na parte inferior da barriga para poder deslocar a pele posteriormente;
2) Lipoaspiração da gordura de toda a região abdominal;
3) Correção da diástase abdominal, deixando o abdômen mais “chapado” e a cintura mais fina;
4) Remoção da pele em excesso;
5) Esticamento e costura da pele que sobrou na posição correta, e o reposicionamento do umbigo. Lembrando que a cicatriz ficará oculta.
“Junto com as técnicas cirúrgicas, diversas tecnologias são aplicadas durante o procedimento para trazer muita segurança e uma maior retração de pele para a paciente. O resultado é uma barriga lisa e firme com o aspecto mais natural possível. Lembrando que é fundamental uma consulta médica e uma avaliação completa”, comenta o Dr. Ícaro Samuel, especialista na área.
O profissional também reforça que está cirurgia não deve ser considerada como tratamento de obesidade, ou para excluir dietas e exercícios físicos, e também não é recomendada nos casos em que sejam previstas gestações futuras.