O clássico álbum “Abbey Road”, dos Beatles, voltou ao topo da lista dos mais vendidos no Reino Unido meio século depois de liderar as paradas pela primeira vez, em mais um recorde obtido pelo quarteto de Liverpool.

“Abbey Road” foi esta semana o disco de vinil mais vendido no Reino Unido, com cerca de 9 mil cópias.

O último disco dos Beatles, reconhecido pela clássica foto dos quatro cruzando uma rua sobre a faixa de pedestres, foi lançado em setembro de 1969, seis dias após John Lennon comunicar aos companheiros que abandonaria o grupo.

Naquele momento, o disco liderou as paradas durante 17 semanas, e nesta sexta-feira uma edição especial pelo 50º aniversário, que inclui gravações inéditas, voltou ao topo dos mais vendidos.

“É difícil acreditar que ‘Abbey Road’ ainda cai bem após todos estes anos. A verdade é que é um disco excelente”, comentou no Twitter Paul McCartney.

Com 49 anos e 252 dias após chegar ao topo, o álbum tem agora o recorde de tempo transcorrido, superando outro sucesso dos Beatles: “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.

Sgt. Pepper’s, que a revista Rolling Stone qualifica como o melhor álbum de todos os tempos, voltou ao topo após 49 anos e 125 dias.

A imagem de Lennon seguido por Ringo Starr, McCartney e George Harrison atravessando a rua conquistou o mundo imediatamente.