Comportamento

A volta dos anos 70

Como acontece de tempos em tempos no universo fashion, as tendências do passado acabam voltando à tona: a moda agora são os anos 1970

Crédito: Divulgação

MENTOR Anos dourados: moda setentista traz de volta o estilo favorito de Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci (Crédito: Divulgação)

Tudo começou com o retorno das calças boca de sino – agora chamadas de “Flare”. Daí vieram as estampas psicodélicas, os tamancos e os ternos com caimento mais folgado. A última coleção da grife italiana Gucci, uma das mais copiadas e desejadas do mundo, usa até filtros fotográficos para remeter à época de Woodstock. “O período de maior libertação que vivi aconteceu quando eu era criança, na década de 1970”, afirma o estilista Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci. “Continuo a recorrer a esses anos dourados porque, para mim, pessoalmente, simbolizam as reais sementes da mudança.” O fenômeno pode ser visto em outras marcas francesas consideradas mais conservadoras: a Louis Vuitton encheu suas bolsas de corações e a Dior adotou o crochê e os lenços na cabeça.

A volta ao estilo “paz e amor” também está nos vestidos floridos com recortes simples, bolsas de camurça ou de palha e fitas. Até a temática da época parece ter renascido – basta lembrar das letras anti-sistema de Bob Dylan ou da afirmação cultural negra dos penteados “Black Power”. A canção “Dreams” (“Sonhos”), hino geracional da banda setentista Fleetwood Mac, acaba de voltar às paradas mundiais. A razão é menos nobre do que se imagina: ela foi usada em muitos vídeos do aplicativo chinês TikTok, febre dos adolescentes globais. O hippie pode ter voltado a ser chique, mas sonhar não tem época, nem idade.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel