No futuro, os cinemas certamente exibirão documentários sobre o coronavírus e a mudança que ele provocou na sociedade. Enquanto esses dias não chegam, celebramos os 25 anos do maior festival de documentários do País em casa: a versão online do ‘É Tudo Verdade 2020 — 25º Festival Internacional de Documentários’ chegou à internet em 26 de março.

O festival pretende realizar a mostra competitiva de forma presencial no final de setembro — se tudo estiver normal até lá, claro. Em parceria com os sites do Itaú Cultural, Spcine Play e Canal Brasil Play, a versão online terá 30 títulos e mais de 50 horas de programação divididas em diversos ciclos. Alguns deles ficam disponíveis até 5 de abril, outros até 23 de junho.

“Realizar o festival online é uma iniciativa inédita, que abraçamos com empenho como gesto de solidariedade frente às restrições também inéditas à vida cotidiana”, afirma Amir Labaki, diretor-fundador do festival. “Vamos todos cuidar de nossa saúde e da saúde de todos e, em setembro, temos encontro marcado para celebrar a vida e o cinema”.
Mais informações em www.etudoverdade.com.br .

ALGUNS DESTAQUES DO FESTIVAL

Homenagem a Mojica
Entre as homenagens a Zé do Caixão está ‘Maldito – O Estranho Mundo de José Mojica Marins’ (André Barcinski e Ivan Finotti)

A Herança da Coruja
A série inédita do francês Chris Marker tem 13 episódios e trata da influência da Grécia antiga na sociedade moderna

Ciclo ‘As Diretoras’
Série com dez filmes de diretoras brasileiras, entre eles ‘Carmen Miranda – Bananas Is My Business’ (Helena Solberg)