12/07/2024 - 8:30
A situação de Júlio Cals de Andrade na Cruz Vermelha só piora. Ele teve seguidas derrotas na Justiça – a última nesta semana, que determinou o afastamento definitivo da presidência da ONG. Há suspeita de desvios de verbas, de assédio moral, de gastos exorbitantes, de nepotismo – o irmão é diretor de TI, e empregou uma namorada com aumento de salário. Até a investigação, ainda sob sigilo internamente, de uma suástica em um quadro na parede de sua sala está na lista. A direção internacional da entidade está super constrangida e cobrada por outros países. São dezenas de milhões de reais em questionamento. No Rio Grande do Sul, os representantes da Cruz Vermelha Internacional lhe evitaram em fotos e cumprimentos. A sentença judicial na segunda-feira (8), do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, confirmou o desdém antecipado dos voluntários: “Determinar a todos os setores do Órgão Central e a todas as afiliadas que se abstenham de atender a determinações do presidente afastado”.
Situação do presidente afastado da Cruz Vermelha piora na Justiça à medida que ele tenta retomar cargo, e constrange a direção internacional
Kassab, empregador e conselheiro
Presidente do PSD, que se tornou um dos maiores partidos do País e principal aliado fiel do Governo Lula III, Gilberto Kassab está a cada dia mais com “pé na porta” do gabinete do 3º andar do Palácio. Tornou-se amigo pessoal do Barba e também um dos poucos conselheiros de fora do PT. Não por acaso, acaba de ganhar um cargo cobiçado pelo Centrão no Ministério da Agricultura. Emplacou no lugar do famigerado Neri Geller (guilhotinado no arrozgate), como secretário de Política Agrícola, o ex-deputado federal Guilherme Campos (PSD), ex-presidente dos Correios na gestão de Michel Temer. Campos é um “coringa” de Kassab, para toda obra.
Um desfile no arrozal
O escândalo do leilão de arroz na Conab só limou do cargo no Ministério da Agricultura o marido, Neri Geller. Ainda desfila pelos arrozais (ops, pelas salas) a esposa Juliana Geller, assessora especial da presidência na companhia, em cargo terceirizado. O presidente da Conab, Edegar Pretto, a segura e alega a aliados que é vaga de confiança.
PRF usa curso para caça a bolsonaristas
Algo estranho acontece na Polícia Rodoviária Federal na gestão Lula III. Conota à classe caça a bolsonaristas na corporação – marcada pela ligação ideológica de alguns diretores com a política do ex-presidente. Policiais denunciam que o curso de Direitos Humanos (obrigatório para admitidos antes de 2002) tem pergunta sobre alinhamento partidário – com opções de centro, esquerda e direita (incluindo “extrema” para os dois lados). O sindicato dos policiais rodoviários no Ceará repudiou: “Mesmo se tratando de informações facultativas, consideramos a inclusão dessas questões um desrespeito aos servidores”.
Acertos de Ratinho e Bolsonaro
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, retorna em alguns dias das férias de sua casa de Orlando, na Flórida. Vem para definir o lançamento do ex-deputado federal Paulo Martins como candidato a vice de Eduardo Pimentel, em Curitiba, fechando a chapa PSD-PL. O nome de Paulo Martins, que ficou em 2º para o Senado em 2022, foi exigência de Jair Bolsonaro para apoiar o governador e trouxe problemas com o senador Sergio Moro (União). Foi de Martins a ação no TRE que quase cassou o mandato do ex-juiz. Agora, Bolsonaro tem arestas a aparar com Moro, importante aliado para eleições futuras.
O ciúme com Haddad & Faria Lima
Caiu a consideração de Lula da Silva por Fernando Haddad – o que ele não vai expor para ninguém. Mas quem desfila entre portas da Av. Faria Lima sabe que é pelo ciúme do chefe com a aproximação do ministro da Fazenda com os banqueiros. O Barba, no entanto, não o troca por ninguém.
Um novelão essa usina
O Judiciário de Alagoas está tão enrolado no caso como o processo da massa falida da Usina Laginha, a famosa fazenda do ex-deputado federal João Lyra. Este impasse, revelou a Coluna, começou problemático porque dois dos juízes designados para a fiscalização tinham trabalhado no processo de falência. Há dias, o CNJ afastou a dupla.
Nos corredores do GDF
A informação de que Ibaneis Rocha pode lançar plano B e descartar Celina Leão à sua sucessão ao Governo do DF causou correria no Palácio Buriti. Ele crava que está fechado com sua vice, que é do Progressista – partido importante para seu projeto eleitoral ao Senado. Diz que qualquer informação além disso é boato. A conferir.
NOS BASTIDORES
As escaladas da CBF
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, já escolheu as duas mulheres para as vagas no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, conta fonte da entidade. Falta o anúncio.
Turma do home-office
Desde a pandemia, a AGU está com muitas salas vazias, e a direção baixou norma para obrigar percentagem mínima de servidores ao trabalho presencial. Mas a grande maioria mantém o “direito adquirido”.
O que segura Nísia
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, não foi demitida porque a disputa na base pela vaga prejudicará a governabilidade. Outro motivo é que o PT se sente atendido pelo secretário executivo Swedenberger Barbosa, nome de José Dirceu na pasta.
Verõe$ baiano$
Trancoso e Caraíva, balneários no Sul da Bahia, estão a cada dia com mais casas de luxo, e exclusivos apesar da expansão imobiliária. Há novas mansões beira-mar com preços de R$ 150 milhões.