Em Cartaz

A sala de concerto é na sua sala

As orquestras brasileiras oferecem conteúdo gratuito online: “Crise gerou novas formas de contato com o público”, diz o maestro Isaac Karabtchevsky

Crédito: Orquestra Petrobras: Renato Mangolin

INTERNET Petrobras Sinfônica: canal do Youtube oferece obras eruditas e versões do repertório popular (Crédito: Orquestra Petrobras: Renato Mangolin)

O adiamento das apresentações ao vivo levou artistas de várias áreas a disponibilizar conteúdo de forma gratuita na internet. Na música erudita, canais no Youtube de orquestras como a Sinfônica de São Paulo (Osesp) e a Petrobras Sinfônica estão abertos. “Nada substitui a acústica de uma sala de concerto, mas a internet permite que a música erudita chegue a um público mais amplo”, afirma o maestro Isaac Karabtchevsky, regente da Orquestra Petrobras Sinfônica.

A partir desta semana, a orquestra publica 45 vídeos inéditos,um por dia, entre peças eruditas e versões orquestradas para canções do repertório popular. Além de ‘Quebra-Nozes’ e ‘O Mágico de Oz’, há também obras como ‘Bohemian Rhapsody’, arranjo erudito para o rock do Queen. Isolado em seu sítio, Karabtchevsky aproveita para ler e estudar as partituras que a correria do dia a dia sempre adiava. “É um momento de se voltar para a família.” Infelizmente foi uma semana triste para a música brasileira: os regentes Naomi Munakata, do Coral Paulistano Mário de Andrade, e Martinho Lutero, da Rede Luther King, faleceram em decorrência do Covid-19.

No exterior, a mesma tendência

Divulgação

Os sites das orquestras no exterior também estão abertos, com destaque para as Filarmônicas de Londres e Berlim. Em 12 de março, a Filarmônica de Berlim transmitiu ao vivo um concerto regido por Simon Rattle (foto) em um auditório vazio. “Foi o primeiro concerto sem público da história da orquestra”, afirmou a diretora Andrea Zietschmann. Fundada em 1882, a Filarmônica manteve a agenda de apresentações públicas mesmo durante a Segunda Guerra.

+ Menina engasga ao comer máscara dentro de nugget do McDonald’s

Veja também

+ Seu cabelo revela o que você come (e seu nível socioeconômico)

+ Grosseria de jurados do MasterChef Brasil é alvo de críticas

+ Gésio Amadeu, o Chefe Chico de Chiquititas, morre após contrair Covid-19

+ Funcionário do Burger King é morto por causa de demora em pedido

+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados

+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020

+ Bolsonaro veta indenização a profissionais de saúde incapacitados pela covid-19

+ Nascidos em maio recebem a 4ª parcela do auxílio na quarta-feira (05)

+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?