Indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro por Leviatã, o russo Andrey Zvyagintsev já dera um testemunho terrível sobre a situação da Rússia pós-comunista do czar Putin. Leviatã concorreu ao prêmio da Academia em 2015 e, três anos depois, o autor está de novo na disputa, e com um filme ainda mais impressionante. Talvez, pela dimensão política, pela atualidade – a eterna crise do Oriente Médio -, O Insulto venha a ganhar o prêmio da categoria, e será merecido. Mas o melhor dos cinco postulantes ao Oscar de filme estrangeiro é o de Zvyagintsev.

Um casal, um processo litigioso. Marido e mulher odeiam-se. Nenhum quer ficar com o filho. O menino, escondido atrás da porta, ouve tudo. Sofre com a rejeição. Desaparece. Sua dor permanece viva. Seu grito acusador persiste no imaginário do público. O testemunho sobre o país dilacerado bate com força nas telas, e numa realização brilhante.

Sem Amor / Loveless

(Rússia, 2017, 128 min.) Dir. de Andrey Zvyagintsev com Maryana Spivak, Aleksey Rozin, Matvey Novikov, Marina Vasilyeva, Andris Keišs, Sergey Dvoinikov, Artyom Zhigulin

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.