A Provence é aqui

A Provence é aqui

Por Carla Gullo Não é de hoje que a flora brasileira chama a atenção de marcas internacionais de beleza. Nos anos 1980, a inglesa Anita Roddick, criadora da Body Shop, fez um acordo com os índios caiapós e passou a usar a castanha produzida por eles em seus produtos. Depois dela, outros vieram e o Brasil entrou definitivamente no mapa da indústria da beleza. Prova disso é que a francesa L?Occitane, pela primeira vez, fez uma marca inspirada em outro país que não a França. Há um ano, foi criada a L?Occitane au Brésil, com itens exclusivos que trazem a natureza do país. Cada linha de produtos tem o conceito e os ingredientes dos biomas brasileiros. Marialice Rocha, gerente de comunicação corporativa da L?Occitane no Brasil, celebra o sucesso da marca e fala sobre os planos de expansão. Gente ? De onde veio a inspiração para fazer a L?Occitane au Brésil? Marialice Rocha ? Sempre achamos o Brasil muito parecido com a região da Provence. A cultura amigável, o acolhimento das pessoas, as riquezas naturais, o ambiente ensolarado, foram elementos primordiais para que o pontapé inicial fosse dado. A L?Occitane au Brésil foi desenvolvida pela equipe que atua na subsidiária brasileira em parceria com Olivier Baussan, fundador da companhia, e toda a equipe de pesquisa e desenvolvimento internacional. Foram mais de dois anos de pesquisa e desenvolvimento e o resultado são produtos de qualidade, inspirados em biomas brasileiros, com ingredientes que representam as diferentes regiões e que nunca haviam sido utilizados no setor de cosméticos,como o jenipapo e o mandacaru. Gente ? Já havia feito algo semelhante com outro país? MR ? Não, essa é a primeira vez que o Grupo L?Occitane lança uma marca própria com produtos fabricados fora de Manosque, na França. Gente ? Em que essa linha se difere das outras? MR ? A L?Occitane au Brésil tem um propósito bem diferente das marcas já presentes no mercado. Mostramos um Brasil menos óbvio e sem estereótipos. Um Brasil completo até para o próprio brasileiro. A nossa proposta é apresentar produtos elaborados com ingredientes naturais presentes nos biomas brasileiros ? Caatinga, Cerrado, Mata das Araucárias, Mata Atlântica e Amazônia. Cada um dos ingredientes, como jenipapo e mandacaru, além de bromélia, vitória-régia e araucária, é cultivado de maneira sustentável. Gente ? A linha é vendida em outros países? MR ? Trabalhamos a marca L?Occitane au Brésil com exclusividade no Brasil durante o primeiro ano da marca. A partir de maio deste ano, iniciamos o processo de expansão internacional comercializando duas linhas. Acreditamos muito nesse modelo e estamos otimistas em levar o nome e os ingredientes do Brasil para o Exterior. Gente ? As brasileiras são muito vaidosas? MR ? As brasileiras estão entre as mais vaidosas do mundo. Elas se preocupam mais em manter o corpo bonito e a fisionomia jovem, atraente, além de ser um dos países que dão maior atenção aos cabelos. As brasileiras procuram pelo bem-estar e têm o costume de utilizar colônias durante todo o dia para permanecerem com perfume suave e duradouro. Por isso elas prezam os produtos de qualidade que realçam sua beleza natural e o cheiro fresco do banho. Gente ? Quais são os carros-chefes da linha? MR ? Todas as linhas, Araucária, Bromélia, Jenipapo e Vitória-Régia, são muito bem aceitas pelos consumidores. Mas, hoje, nossos carros-chefes são o Creme Corporal da linha Mandacaru, a Água de Colônia Vitória-Régia Dia e o Creme de Mãos.