Comportamento

A Primeira Guerra Mundial em números

A Primeira Guerra Mundial em números

A Primeira Guerra Mundial em números


Na falta de fontes confiáveis, os dados da Primeira Guerra Mundial são baseados em aproximações e variam de acordo com os historiadores.

+ Principais tratados de paz da Primeira Guerra Mundial
+ Primeira Guerra Mundial desenhou um novo mapa da Europa e Oriente Médio
+ Recordações de quem vivenciou a Primeira Guerra Mundial

A AFP cita os dados mais consensuais ou margens de variações quando as diferenças são pronunciadas.

– Mais de 70 países beligerantes –

Esse número é um pouco anacrônico porque a maioria dos países ainda não eram independentes e faziam parte dos seis impérios ou potências coloniais (Reino Unido, França, Rússia, Alemanha, ÁustriaHungria, Império Otomano).

Na verdade, somente uma dezena de países independentes entraram em guerra no verão de 1914 e os outros se vão unindo progressivamente, como a Itália em 1915 e os Estados Unidos em 1917. Todos somavam 600 milhões de habitantes, ou seja, metade da população mundial da época.

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

Somente cerca de vinte países conseguem permanecer neutrais durante toda a contenda bélica, essencialmente na América Latina e no norte da Europa.

– 70 milhões de soldados –

Cerca de 20 milhões de homens foram mobilizados no começo da guerra em 1914. Esse número aumentará paulatinamente até os 70 milhões.

Mais de oito milhões de efetivos na França, 13 milhões na Alemanha, 9 milhões na Áustria-Hungria, outros muitos no Reino Unido e no Império britânico, 18 milhões na Rússia, 6 milhões na Itália e 4 milhões nos Estados Unidos. Dois milhões de soldados foram recrutados no Império Britânico (sobretudo na Índia) e nas colônias francesas da África e do norte da África (600.000 homens).

– 10 milhões de combatentes mortos –

Nas fileiras militares, a guerra deixou 10 milhões de mortos e 20 milhões de feridos.

– França: 1,4 milhão de mortos e 4,2 milhões de feridos.

– Alemanha: 2 milhões de mortos e 4,2 milhões de feridos.

– Áustria-Hungria: 1,4 milhões de mortos e 3,6 milhões de feridos.

– Rússia: 2 milhões de mortos e 5 milhões de feridos.

– Reino Unido e seu império: 960.000 mortos e 2 milhões de feridos.

– Itália: 600.000 mortos e um milhão de feridos.

– Império Otomano: 800.000 mortos.

Proporcionalmente, o pequeno exército sérvio sofreu o maior número de baixas: 130.000 mortos e 135.000 feridos, o que representa três quartos de seus efetivos.

As batalhas emblemáticas de Verdun e Somme, em 1916, causaram respectivamente 770.000 e 1.200.000 vítimas (mortos, feridos e desaparecidos) de ambos lados. O período mais violento foi o começo da guerra: 27.000 soldados franceses morreram 22 de agosto de 1914, o dia com mais baixas de toda a história das forças armadas francesas.

Dos mortos e feridos, 70% foram vítimas de disparos de artilharia e entre 5 e 6 milhões ficaram mutilados. Os gases de combate, usados pela primeira vez em 1915, deixaram 20.000 mortos e uma grande marca na memória das pessoas.

– Milhões de civis mortos –

A chamada guerra de movimento (operações de deslocamento rápidos de tropas em 1914), os êxodos, a fome, a guerra civil na Rússia e os conflitos regionais do pós-guerra podem ter causado entre 5 e 10 milhões de mortos entre a população, segundo as estimativas de vários historiadores. Um número que inclui os entre 1,2 e 1,5 milhão de armênios no Império Otomano.

Ao final da guerra, uma pandemia mundial de gripe, a chamada gripe espanhola, deixou dezenas de milhões de vítimas na Europa.

– Outros números –

6 milhões de prisioneiros.

20 milhões de civis sob um regime de ocupação em 1915. Esta ocupação – alemã, austro-húngara ou búlgara – afeta essencialmente Bélgica, França, Polônia e Sérvia.

10 milhões de refugiados em toda Europa.

3 milhões de viúvas e 6 milhões de órfãos.

1,3 bilhão de obuses disparados.

10 bilhões de cartas e pacotes entre os combatentes do front oeste e suas famílias.

A guerra custou 180 bilhões de dólares aos principais beligerantes, ou seja entre 3 e 4 vezes o Produto Interno Bruto (PIB) dos países europeus, que acabaram arruinados.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Deputado dos EUA sugere mudar órbita da Lua para combater aquecimento
+ Ex-parceiro de Cristiano Araújo é encontrado morto
+ Policial militar mata a tiros quatro pessoas em pizzaria de Porto Alegre
+ Sérgio Mallandro diz que atrapalhou sexo de Xuxa com Ayrton Senna
+ Mano Brown se irrita com possível acerto do Santos com volante do Corinthians: ‘Tá tirando’
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

Como a Inglaterra se tornou uma potência mundial? Como a Tríplice Entente ganhou a guerra? Como explicar a Primeira Guerra Mundial? Como foi organizada a economia de guerra? Como ocorre a relação econômica dos Estados Unidos e Canadá? Como os Estados Unidos foram decisivos para o resultado final do conflito? Como os Estados Unidos saíram da Primeira Guerra Mundial? É correto afirmar que a Primeira Guerra Mundial? É correto afirmar que o Tratado de Versalhes? O que aconteceu com a Europa depois da Primeira Guerra Mundial? O que é a paz armada Brainly? O que é a questão balcânica? O que é correto afirmar sobre o fim da Primeira Guerra Mundial? O que foi a Primeira Guerra Mundial Brainly? O que levou os americanos a entrarem na guerra? O que mais matou na Primeira Guerra Mundial? O que precipitou a entrada dos americanos na guerra? O que provocou a primeira grande guerra resposta? O que provocou a Primeira Guerra Mundial Brainly? O que provocou a Primeira Guerra Qual foi o estopim para o início da guerra? O que provocou a saída da Rússia na Primeira Guerra Mundial? Por que ao final da Primeira Guerra Mundial os Estados Unidos se tornaram o país mais rico do mundo? Por que os Estados Unidos foram os mais beneficiados com a Primeira Guerra Mundial? Por que os Estados Unidos são considerados uma potência mundial? Por que podemos afirmar que até mesmo os países vencedores da Primeira Guerra saíram perdendo? Porque a Europa participou da Primeira Guerra Mundial? Porque o nome da primeira guerra mundial? Porque os americanos são tão ricos? Porque os Estados Unidos se desenvolveu mais do que o Brasil? Quais foram as maiores guerras do mundo? Quais foram as principais consequências da Primeira Guerra Mundial? Quais foram os principais conflitos da Primeira Guerra Mundial? Quais foram os principais resultados da primeira guerra para a Europa a África e os Estados Unidos? Quais os desdobramentos da Primeira Guerra Mundial para os Estados Unidos e para a Europa? Quais os países que fazem parte da tríplice aliança? Quais são as principais características que tornam os Estados Unidos uma potência econômica mundial? Quais são os personagens da primeira guerra mundial? Quais são os principais conflitos da Europa? Qual a data oficial da Primeira Guerra Mundial? Qual era a situação da Europa antes da Primeira Guerra Mundial? Qual foi a batalha mais sangrenta da história? Qual foi a pior guerra de todos os tempos? Qual foi o país que ganhou a primeira guerra mundial Brainly? Qual foi o país que ganhou a primeira guerra mundial? Qual foi o país que venceu a Segunda Guerra Mundial? Qual foi o papel dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial e os resultados do conflito para o país e para a Europa? Qual o nome da primeira guerra mundial? Qual o número de mortos na Primeira Guerra Mundial? Que país é a maior potência do mundo? Quem ganhou e quem perdeu na primeira guerra mundial? Quem perdeu a primeira guerra mundial Brainly?