A pele da mulher envelhece mais rapidamente que a do homem?

Pixabay
Foto: Pixabay

Há quem diga que os homens são privilegiados e envelhecem em ritmo menos acelerado em relação às mulheres, e realmente isso é fato, não apenas mera coincidência. De acordo com a dermatologista Eileen Tan, em entrevista ao CNA Lifestyle, o gênero masculino possui vantagens biológicas nesse aspecto por alguns motivos específicos, incluindo as características da pele.

+ 6 produtos de beleza que toda mulher com mais de 50 anos deve ter em casa

+Confira os benefícios e os efeitos colaterais do retinol para a sua pele

“A pele dos homens é mais firme e cerca de 20 a 30% mais espessa do que a das mulheres”, explica a especialista. Ou seja, eles possuem níveis mais elevados de colágeno e elastina, proteínas naturais do corpo humano, responsáveis pela jovialidade da pele, e que tendem a diminuir a produção ao longo dos anos.

De acordo com a médica, a fisiologia também é um fator que influencia. Mulheres passam por maiores mudanças hormonais ao longo da vida, como gravidez e menopausa. “O envelhecimento feminino é acelerado pelo declínio hormonal. Na menopausa, por exemplo, o afinamento da pele ocorre em um ritmo significativo. Portanto, os sinais de envelhecimento em mulheres mais velhas são, geralmente, mais evidentes em comparação com os homens da mesma faixa etária”, ressalta.

Embora tudo isso pareça um problema, ainda há aspectos para serem relevados. Eileen Tan destaca que quando os homens envelhecem, costumam ter uma aparência mais marcada do que a real idade. “A flacidez e as rugas na pele masculina tendem a ser mais profundas. Os homens têm músculos mais fortes e são mais propensos a desenvolver rugas dinâmicas”.

Há outros fatores que influenciam, por exemplo, a genética, questões ambientais, cuidados com a pele e excesso de exposição solar. A especialista reforça a importância de manter uma rotina adequada para cada tipo de pele, com limpeza, hidratação e proteção solar. A partir de os 30 anos, é recomendado iniciar o uso de produtos voltados para a reparação e prevenção do envelhecimento. Eileen indica investir em cosméticos com vitamina C e retinol, que têm ação comprovada para melhorar a aparência de rugas, linhas finas e manchas. Além disso, um estilo de vida saudável também é grande aliado.