A moda é ser camaleão

A moda é ser camaleão

Jorge Forbes Do site Vida Boa Foto Shutterstock Estamos na época das grandes feiras internacionais de livros: Bolonha, Londres, Nova Iorque. Isso proporciona um quadro das tendências literárias daquilo que vai se publicar, do que ?o povo quer saber?, como se fala em política populista. Um dos principais ecos que se faz ouvir é Camaleão. Parece que vão chover capas de Camaleão. Uma grande publisher, frequentadora dos melhores agentes da área, me explicou a metáfora. Não é que haja uma repentina devoção pela besta pré-histórica, mas pelo que ela sempre representou: alguém que se esconde ao parecer igual ao meio onde se encontra. Como diria o Gilberto Gil: – ?Está na cara, você não vê?. O foco não é bem o se esconder ? essa é a velha leitura ? mas é a incrível capacidade de adaptação à paisagem desses animais agora invejados. Se comportar como um Camaleão, até pouco tempo atrás, era muito mal visto. Queria dizer de uma pessoa que não tinha personalidade, uma Maria-vai-com-as-outras, que não sabia o que queria e que, por isso, mendigava pequenos afagos se fazendo o mais igual possível ao que dela era esperado. Esse tipo de atitude recebia até xingamento extraído da classificação biológica: – ?Você se comporta como um réptil!?. O que era um vício vai virar virtude? Como entender? Leia o artigo na íntegra *Vida Boa é um novo espaço no mundo virtual com artigos sobre cultura, moda, beleza, comportamento, gastronomia e viagens. Jorge Forbes é Psicanalista e médico psiquiatra, é mestre e doutor em Psicanálise pela Universidade de Paris VIII e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, respectivamente.