“A prosperidade do brasileiro é um dever nacional”. A afirmação é de Danilo Ferraz, fundador do Instituto Futuro Para Todos, organização social dedicada à democratização da Educação Financeira em periferias, favelas e escolas públicas. As primeiras lições sobre o assunto vieram cedo: Ferraz iniciou a carreira aos 10 anos, vendendo livros usados na feira de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, cidade onde cresceu. Foi debaixo do sol quente das feiras de domingo que ele teve, na prática, suas primeiras lições sobre dinheiro, fluxo de caixa e economia popular.

 

A “Banquinha do Danilo”, como chamava o pequeno negócio, lhe ensinou ainda sobre perseverança – elemento fundamental para os passos que daria em seguida. “Aos 14 anos, decidi que iria conhecer outros países e culturas”, recorda. “Queria aprender inglês pra isso, mas não tínhamos dinheiro. Então saí batendo de porta em porta em todas as escolas da cidade pedindo uma oportunidade, até que uma delas me ofereceu o curso em troca de ser office-boy: limpava banheiro, servia café e, de noite, estudava. Me tornei fluente e comecei a mandar currículos. Aos 18, consegui uma vaga para trabalhar em um navio cruzeiro e tive a oportunidade de conhecer vários países”, conta.

O trabalho a bordo era exaustivo, cerca de 14 horas diárias de trabalho, sem folgas – mas também lhe permitiu conhecer mais de 11 países e pessoas de todo o mundo antes de retornar ao Brasil e concluir sua formação acadêmica em Jornalismo. Depois de 9 meses trabalhando a bordo, Danilo descobriu que a crise havia atingido seu lar. Com a família enfrentando dificuldades financeiras, o valor acumulado durante o contrato com o navio – cerca de 10 mil dólares – foi usado para quitar dívidas. Danilo, contudo, não se arrepende: “Ajudaria de novo.” O que em um primeiro momento foi encarado como um obstáculo monumental aos seus sonhos de investimentos e independência foi, na verdade, o gatilho para uma decisão que mudaria sua vida: “Eu vi o trauma que uma má gestão financeira pode provocar em uma família e decidi, naquele momento, que assumiria o controle sobre minha vida financeira e não permitiria jamais viver algo semelhante novamente”.

Ao longo da sua trajetória, Danilo se destacou e teve sua vida transformada pelo conhecimento financeiro. “Percebi que o conhecimento que havia mudado minha vida deveria ser compartilhado com mais pessoas”, revela. Desse insight, surgiu o Instituto Futuro Para Todos.

 

INSTITUTO FUTURO PARA TODOS: CRIANDO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL POR MEIO DAS FINANÇAS

No final de 2020, Danilo fundou o Instituto Futuro Para Todos, uma organização social dedicada a “levar a Educação Financeira onde ela é mais necessária”, segundo o próprio fundador. Hoje, o Instituto é uma das principais referências em Educação Financeira no país, tendo recebido apoio de gigantes do mercado financeiro e o reconhecimento da XP através do Prêmio Educação Financeira Transforma. Com isso, o instituto passou a impactar, anualmente, mais de 300 pessoas em seis Estados e tem o objetivo de alcançar 30 novas cidades até 2025. Inspiração não lhe falta: Danilo é casado com Amanda Oliveira, empreendedora social fundadora de Valquírias World, uma holding de iniciativas de impacto, referência no atendimento a meninas e mulheres em situação de pobreza. “Ela é a maior empreendedora social do país”, afirma sobre a esposa, com quem tem o filho Apollo, de dois anos.

 

Quando o assunto é o combate às mazelas sociais, Ferraz é taxativo em dizer que a Educação Financeira tem papel crucial nessa batalha. Para ele, trata-se da ferramenta mais poderosa para potencializar sonhos e reduzir as desigualdades. “A construção de um Brasil mais rico – em oportunidades, recursos e liberdade – passa pela Educação Financeira”, conclui Danilo Ferraz.

 

Você pode acompanhar Danilo Ferraz e seu instituto pelas redes: @daniloferrazbr e @institutofuturoparatodos