Ediçao Da Semana

Nº 2742 - 12/08/22 Leia mais

Para muitas mulheres após os 30 anos — especialmente para aquelas cujas tarefas da rotina nunca parecem dar uma trégua —, pode ser difícil encontrar (e seguir) a rotina skincare ideal. Ironicamente, essa é a fase em que as linhas de expressão começam a aparecer, e os cuidados com a pele são mais necessários do que nunca. 

+ 2 em cada 10 mulheres que usam maquiagem apresentam problemas oculares; saiba como prevenir

+ 5 medidas simples comprovadas para desacelerar o envelhecimento

Mudanças ainda mais rápidas na aparência podem ser notadas quando se coloca em pauta o estresse do cotidiano. Felizmente, uma rotina de beleza após os 30 não precisa ser complicada. Com informações da “Women’s Health”, confira como montar a sua.

Que rotina de cuidados com a pele uma mulher de 30 anos precisa?

Durante os 30 anos, seus níveis hormonais começam a diminuir e a taxa de produção de colágeno e elastina diminui. Como explica a especialista em cuidados com a pele Lorraine Scrivener, “a renovação celular fica mais lenta durante os trinta e a pele não se recupera como antes”.

A forma como você cuidou de sua pele anteriormente também desempenha um papel no processo de envelhecimento: “A maioria de nós terá alguma evidência das ‘noitadas’ e dos danos causados ​​pelos raios UV quando chegarmos aos trinta”, garante a médica clínica geral especializada em dermatologia Anita Sturnham.

Nessa época, você também pode perceber que sua pele está se tornando extremamente seca ou oleosa. No entanto, nem tudo está perdido: existem muitos produtos e tratamentos que podem trazer o equilíbrio da cútis à medida que você envelhece.

É correto usar produtos antienvelhecimento aos 30 anos?

Usar cosméticos direcionados que contenham ativos eficazes é uma boa ideia aos 30 anos. Alguns ingredientes, como o retinol, precisam ser introduzidos com cautela. Essas são as fórmulas, entretanto, que farão o melhor trabalho quando se trata de antienvelhecimento.

É tarde demais iniciar uma rotina de skincare aos 30 anos?

É claro que quanto mais cedo você começar a nutrir e cuidar de sua pele, melhor. No entanto, nunca é “tarde demais” para começar a investir em skincare

Se você não sabe por onde começar, priorize remover a maquiagem todas as noites, certifique-se de utilizar protetor solar facial todos os dias e adicione um sérum hidratante à sua rotina matinal e noturna.

O que mulheres de 30 anos devem fazer para cuidar do rosto?

Abandone os lenços

Seus 20 e poucos anos podem ter sido preenchidos com a conveniência de tirar a maquiagem com lenços demaquilantes, mas sua pele não é mais tão resistente aos 30. “Os lenços umedecidos são muito abrasivos para a pele na casa dos 30”, explica Lorraine. “Eles também podem conter álcool para remover a maquiagem rapidamente, o que pode perturbar a função de barreira natural da pele, levando à sensibilidade e desidratação”.

Seja gentil

De acordo com um estudo da La Roche Posay, 62% das mulheres dizem que sua pele é “reativa, irritável e intolerante”. Por isso, escolher os produtos certos é essencial para manter a pele saudável. 

Não tenha medo de consultar um dermatologista

Muitas mulheres experimentam mudanças na pele após os 30 anos. Fatores como acne adulta, hiperpigmentação e rosácea geralmente surgem quando seus corpos começam a mudar. O estresse também pode desempenhar um papel, assim como outros fatores, como hormônios e dieta.

Ao desenvolverem problemas de pele, algumas mulheres apenas esperam que ela melhore por conta própria. No entanto, certas condições não desaparecem sem tratamento médico, e a demora no tratamento pode piorar a situação — e torná-la mais difícil de ser curada.

Saiba que água micelar não é um método adequado de limpeza

A guru de cuidados com a pele Caroline Hirons defende que a água micelar é ótima para quando você está em locais sem água, como no avião, em festivais, academias e afins. Mas isso não significa que elas devem ser usadas no lugar de lavar o rosto.

Você pode continuar usando-a para remover a maquiagem, mas certifique-se de seguir com seu sabonete ou gel de limpeza. 

Gaste dinheiro com ‘o meio’ de sua rotina

Outra dica de Caroline: “Invista no ‘meio’ da sua rotina, quando puder.”. Isso significa gastar dinheiro em séruns e ativos, ao invés de produtos de limpeza e hidratantes. Isso porque os séruns tendem a ser mais caros porque são mais trabalhosos de formular e exigem ingredientes mais caros.

A melhor rotina de skincare para mulheres depois dos 30 anos

A pele de cada pessoa é diferente, e o que se adapta a uma pode não se adequar a outra. Como prática geral, entretanto, a rotina a seguir é acessível e adequada para a maioria dos casos.

Manhã

Pexels

Limpeza leve

Enquanto você dorme, sua pele passa por um processo de renovação, eliminando toxinas e detritos. Como você não está removendo maquiagem ou filtro solar, você só precisa de um sabonete ou gel de textura leve.

Tônico

O tônico facial tem a capacidade de ajudar a fechar os poros, eliminar toxinas e reequilibrar a pele. Por isso, invista em produtos que reequilibrem seu pH facial.

“Os tônicos à base de antioxidantes harmonizam seu pH para 5,5, o nível necessário para otimizar a saúde da pele”, pontua Anita. “Eles também trabalham para ‘preparar’ sua pele para o sérum, fazendo com que ele penetre nas camadas mais profundas e funcione de forma mais eficaz.”

Sérum

Cremes e géis hidratantes são ótimos para hidratar e proteger a barreira da pele, mas se você deseja fornecer ingredientes ativos profundamente nas camadas dérmicas, o sérum pode ser sua melhor aposta.

Muitos ativos podem ser encontrados em diferentes séruns. Confira, a seguir, um guia rápido para entender qual é o produto ideal de acordo com as necessidades de sua pele:

• Ácido L-Ascórbico (Vitamina C): Um antioxidante que ilumina e ajuda a neutralizar os danos dos radicais livres;

• Retinol (Vitamina A): Antienvelhecimento, também ajuda a reduzir a aparência de poros dilatados e hiperpigmentação (deve ser utilizado à noite, não de manhã);

• PHA/BHA/AHA: Ácidos esfoliantes que ajudam na textura e reequilíbrio da pele;

• Ácido salicílico: Mata as bactérias e dissolve os detritos que podem causar a formação de manchas;

• Ácido Ferúlico (contém vitaminas C e E): Um antioxidante que ajuda a construir colágeno e a uniformizar o tom da pele.

Hidratante

Você deve aplicar os produtos pela ordem dos mais leves e fluidos primeiro. Ou seja: sérum, creme ou gel hidratante e filtro solar. Dessa forma, a fórmula mais líquida penetrará primeiro e as outras camadas ficarão por cima para nutrir e proteger. 

Protetor solar

O protetor solar é essencial em qualquer idade e necessário para retardar o processo de envelhecimento. Você deve utilizá-lo diariamente.

Noite

Pexels

Limpeza e esfoliação

Se você ainda não esfolia sua pele para se livrar das células mortas, agora é a hora de começar. Você pode fazê-lo até três vezes por semana. Nos outros dias, use apenas um sabonete ou gel de limpeza, escolhendo um que se adapte às necessidades da sua pele. 

É importante não sobrecarregar a pele: se você estiver usando muitos ativos como retinol, vitamina C e ácidos, é uma boa ideia utilizar produtos mais suaves em dias alternados.

Sérum

O retinol antienvelhecimento é melhor usado à noite, pois pode aumentar a sensibilidade da pele aos raios UV. Você deve evitar utilizá-lo, no entanto, durante a gravidez.

Hidratante noturno

O objetivo de um hidratante noturno é apoiar sua pele durante o processo de regeneração e torná-lo mais eficiente. 

Creme para a área dos olhos

A pele ao redor dos olhos é a parte mais sensível do rosto, e será uma das primeiras áreas a mostrar sinais de envelhecimento. No entanto, na maioria das vezes, a composição dos cremes para os olhos é parecida — ou idêntica — aos cremes faciais. Normalmente, a principal diferença é que eles contêm substâncias químicas menos agravantes.