Fazia tempo que uma homenagem não impactava e emocionava tanto o público como aconteceu com a atriz Taís Araújo, de 46 anos, que está atualmente no ar como Raquel no remake de ‘Vale Tudo’. A artista foi homenageada na noite de domingo, 3, no quadro “Linha do Tempo”, do programa ‘Domingão com Huck’, da Globo.
Durante o tributo, a trajetória de Taís foi revisitada em uma homenagem repleta de carinho e reconhecimento. Com três décadas dedicadas à arte, a atriz teve seus principais trabalhos relembrados, desde o papel de destaque em Xica da Silva, na extinta Manchete, até personagens marcantes como Preta (Da Cor do Pecado), Helena (Viver a Vida) e Penha (Cheias de Charme), entre muitos outros que evidenciam sua versatilidade e relevância na dramaturgia nacional.
O momento contou com participações emocionadas de colegas e amigos, como Liniker, Gaby Amarantos, Bella Campos, Camila Pitanga e Matheus Nachtergaele — este último, seu parceiro de cena no atual folhetim da Globo. Além de exaltar o talento da atriz, todos destacaram sua importância como figura fundamental na representatividade negra dentro do audiovisual brasileiro.
Camila Pitanga sintetizou o sentimento coletivo ao afirmar: “O seu sucesso ilumina o Brasil”.
Entre os momentos mais tocantes da noite esteve a declaração de Lázaro Ramos, marido de Taís desde 2007. O ator prestou uma homenagem afetuosa, reconhecendo o papel inspirador da esposa: “Você é uma referência para muita gente. Para as mulheres, para as mulheres negras, e motivo de imenso orgulho para a nossa família”.
Visivelmente emocionada, Taís agradeceu ao público, aos amigos e à família: “Eu conto com um coletivo, porque acredito no coletivo e faço para o coletivo. Eu queria agradecer ao Brasil inteiro”.
Com uma carreira iniciada aos 17 anos, Taís Araújo consolidou-se como uma das figuras mais influentes da cultura nacional. Tornou-se a primeira mulher negra a protagonizar uma novela da Globo no horário nobre com Da Cor do Pecado (2004), depois do sucesso de Xica da Silva (1996). Desde então, acumulou trabalhos expressivos na TV, no cinema e no teatro — como em O Topo da Montanha. Também brilhou como apresentadora e tem forte atuação como ativista, sendo reconhecida dentro e fora do país por sua luta em defesa da equidade racial e dos direitos das mulheres.
Mãe de dois filhos, Taís e Lázaro Ramos formam um dos casais mais admirados do meio artístico. Além da carreira sólida, ela tem contribuído para debates importantes ao abordar temas como saúde mental e aborto espontâneo, usando sua voz para conscientizar e ampliar discussões sociais. Aos 46 anos, Taís celebra sua jornada como símbolo de talento, pioneirismo e compromisso coletivo.
Taís Araújo segurou a emoção no ‘Domingão’ com Huck, mas bastou Lázaro Ramos entrar no palco e citarem os filhos, João Vicente e Maria Antônia, que as lágrimas vieram.
Coração firme, mas família é o ponto fraco. pic.twitter.com/p1R9EM3Hcu
— Africanize (@africanize_) August 4, 2025