‘A instrução era esperar’: piloto de jato é repreendido após quase bater em avião

Reprodução/CBS News
De acordo com a “CBS News”, as aeronaves chegaram a uma distância menor que 800 metros uma da outra Foto: Reprodução/CBS News

Um avião da Southwest Airlines que estava pousando foi obrigado a arremeter após um jato particular da Flexjet entrar na pista principal do Aeroporto Internacional de Midway, em Chicago, Illinois (EUA), na terça-feira, 25. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o momento em que as duas aeronaves se aproximam.

O avião da Southwest Airlines vinha de Omaha, no Nebraska, e conseguiu pousar em segurança posteriormente. De acordo com a “CBS News”, as aeronaves chegaram a uma distância menor que 800 metros uma da outra.

O caso é investigado pelo NTSB (Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos Estados Unidos) e pela FAA (Administração Federal de Aviação).

+ Acidente de avião militar no Sudão mata 46 pessoas

+ Ano 2024 registrou menos acidentes aéreos, porém com mais mortes, diz Iata

Confira vídeo:

Conforme os registros da comunicação de rádio entre o jato particular e a torre de comando disponibilizados pelo “LiveATC”, o piloto foi instruído a parar ao invés de atravessar a pista principal, onde ocorreria o pouso. Apesar de confirmar a ordem, o condutor do Challenger 350 continuou sua rota. “Flexjet 560, espere! Flexjet 560”, avisou o controlador de voo.

Após a manobra do avião que estava pousando, a torre de comando repreendeu o jato particular. “Flexjet 560, a instruções era esperar antes da Pista 31 Central”, pontuou o controlador, que pediu para o Challenger 350 parar onde estava pouco depois. “Não se mexa.”

Posteriormente, o piloto da Southwest Airlines questionou a torre. “Como aquilo aconteceu?”, perguntou.