Considerado um dos maiores e mais importantes artistas brasileiros, Ney Matogrosso completa 84 anos nesta sexta-feira, 1. Dono de uma carreira de sucesso e de hits como “Poema”, “Homem com H” e “Sangue Latino”, o cantor vem celebrando cinco décadas de trajetória com homenagens por todo o Brasil.
+ Ney Matogrosso fala sobre Aids e relação com Marco de Maria: ‘Um preconceito enorme’
Homenagem no cinema
No inicio de maio, a cinebiografia de Ney, “Homem com H”, chegou aos cinemas brasileiros com bastante expectativa dos fãs. Com uma narrativa sem pudor, a produção conquistou os telespectadores ao destacar os desafios enfrentados pelo artista durante toda a carreira e seu papel como defensor liberdade de expressão.
Após atrair mais de 620 mil espectadores nos cinemas e arrecadar cerca de R$ 345 mil em bilheteria, o longa estreou na Netflix em junho e, desde então, chegou a liderar o ranking de filmes mais assistidos no Brasil.
“Desde que eu botei o pé nessa história foi tudo bom. Mesmo quando não dava certo, mesmo quando falavam mal, estava tudo bom para mim”, explicou o cantor à IstoÉ Gente.
+ Jesuíta Barbosa sobre filme de Ney Matogrosso: ‘Veio para dar tapa na cara’
Performance de ‘Homem com H’ e Imperatriz Leopoldinense
A importância da representação do artista no cinema ficou clara após o jovem Yago Savalla, de 16 anos, viralizar nas redes socias com uma performance do hit ‘Homem com H’. A apresentação, que aconteceu durante um evento na escola Liceu Salesiano, de Salvador, na Bahia, conta com mais de dois milhões de visualizações no Instagram.
Ney aproveitou para elogiar o adolescente nos comentários: “O que eu mais gostei foi que você não me copiou, inspirado em mim criou a sua própria performance! Parabéns”.
Ver essa foto no Instagram
Além do elogio do próprio cantor, a performance ainda rendeu a Yago um convite para desfilar pela Imperatriz Leopoldinense, que em 2026 vai justamente homenagear o cantor sul-mato-grossense na Sapucaí.
O anúncio de sua participação na escola de samba foi feito ainda em maio deste ano. Pelas redes sociais, o músico compartilhou sua visita ao barracão da agremiação, na Cidade do Samba, onde foi surpreendido com a interpretação de seus sucessos em ritmo de samba.
32º Festival de Cinema de Vitória
Durante sua participação no festival, que aconteceu em julho, no Espírito Santo, Ney foi o grande homenageado do evento e aproveitou para comentar sobre o início da carreira, em que sofria censura dos militares, e refletiu sobre a finitude da vida, durante um bate-papo com a IstoÉ Gente.
Ele destacou que o público que foi assisti-lo no cinema com o filme “Homem com H” se libertou de falsos moralismos e se identificou com ele.
Ver essa foto no Instagram