A ilusão da terceira via

A menos de seis meses das eleições presidenciais, todas as pesquisas continuam mostrando um quadro de polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT). Elas indicam que esses dois candidatos, juntos, somam cerca de 65% das intenções de voto no País. Até o momento não surgiu uma alternativa que ameace Bolsonaro e Lula na disputa, pois nenhuma sequer chegou a dois dígitos nas sondagens de forma consistente.

Ao longo do caminho temos visto algumas desistências. A mais relevante foi justamente a opção que conseguiu registrar, ainda que por pouco tempo, o tão sonhado dois dígitos de intenção de voto. O ex-juiz Sergio Moro, ao trocar o Podemos pelo União Brasil, praticamente abandonou o projeto de concorrer ao Palácio do Planalto. Outras desistências estão a caminho. O MDB não vai levar a candidatura de Simone Tebet até o final.

A tão propalada união da chamada “terceira via” está acontecendo, mas não por convergência e sim por pura descrença de alguns quanto ao largo desafio de superar a polarização. Daí o fato de abrirem mão de suas candidaturas. Outros ainda não o fizeram apenas por prudência e para negociar apoio no futuro. Nesse processo profundamente atabalhoado e descoordenado, muitas sequelas e mágoas estão se acumulando.

O ex-juiz Sergio Moro, ao trocar o Podemos pelo União Brasil, praticamente abandonou o projeto de concorrer ao Palácio do Planalto

O resultado é que a terceira via não terá unidade nem apoio em seu próprio campo. Pelo que se viu, o PSDB dificilmente abrirá mão de lançar candidato próprio à Presidência. Se João Doria for o escolhido, não terá o apoio do PSDB do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, por exemplo. Se o escolhido for Eduardo Leite, uma parte que votou em Doria pode não se engajar da forma que se espera.

O PSDB corre o risco de repetir o fiasco das eleições de 2018. Com um agravante: depois de décadas governando São Paulo, pode perder o maior estado do País. Lula tem um grupo fiel de apoiadores. Basta olhar o mínimo de votos que o partido obteve de 1994 para cá em eleições presidenciais: nunca abaixo de 29% dos votos válidos. Bolsonaro, apesar de todos os desgastes, segue com intenção de voto importante. E a terceira via? Bate cabeça, gasta energia brigando entre si, não tem discurso que sensibilize o eleitor. Está absolutamente perdida. Até a eleição, muita coisa pode acontecer. É verdade. Inclusive nada. E nada parece que vai acontecer com as chances da terceira via. A polarização entre Lula e Bolsonaro parece se consolidar cada vez mais, a cada dia. A terceira via segue sendo uma ilusão com baixa viabilidade de vingar.

Tópicos

bolsonaro 2022 bolsonaro hoje bolsonaro hoje auxílio emergencial bolsonaro hoje pela manhã youtube bolsonaro twitter campanha eleitoral 2020 campanha eleitoral 2021 campanha eleitoral 2022 campanha eleitoral 2022 datas campanha eleitoral como fazer campanha eleitoral data campanha eleitoral exemplos Carlos Bolsonaro divulgação de candidaturas e contas eleitorais 2020 Eduardo Bolsonaro Em que ano aconteceu a última eleição? entrevista de bolsonaro hoje escolaridade de lula Flávio Bolsonaro fotos de bolsonaro hoje idade da namorada do lula Jair jair bolsonaro cpf jair bolsonaro facebook jair bolsonaro idade jair bolsonaro instagram jair bolsonaro na praia grande jair bolsonaro twitter Laura bolsonaro lula estudou até que série lula hoje lula idade lula namorada lula terminou o ensino médio O que é o período eleitoral? o que faz um ditador O que Lula fez no seu mandato? O que não pode fazer em ano eleitoral? O que o PT fez de bom para o país? passeata bolsonaro hoje Pode fazer obra em ano eleitoral? Pode ter PDV em ano eleitoral? provável vice de bolsonaro Quais os principais problemas que o governo Dilma enfrentou? Quais são os programas sociais do governo PT? Qual a data da próxima eleição? Qual a data das eleições 2022? Qual a idade do Lula atual? Qual a pena para quem comete crime eleitoral? Qual é a altura de Luiz Inácio Lula da Silva? Qual é o Partido do Lula? Qual foi o melhor período econômico do Brasil? Qual foi o presidente mais votado da história do Brasil? Qual foi o presidente que mais fez pelo País? Qual o cargo de Lula no PT? Quando ocorre a eleição? Quando ocorrerá a próxima eleição para prefeito e vereadores? Quando ocorreram as últimas eleições para as prefeituras municipais? Quando será a próxima eleição municipal? Quando termina o mandato do prefeito? quantas vezes lula se candidatou a presidente Quantos títulos de doutor honoris causa tem o Lula? Quem é a atual esposa de Lula? Quem são os netos de Lula? Quem venceu as eleições de 1945? Renan Bolsonaro repercussão discurso bolsonaro hoje revista veja bolsonaro hoje youtube live bolsonaro hoje

Mais posts

Ver mais

Copyright © 2022 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.